Blogs e Colunas

Edjamir Sousa Silva

Edjamir Sousa Silva

Padre e psicólogo.

“É Deus que abre as portas, liberta e abre caminhos”

Por Edjamir Sousa Silva
Publicado em 2 de julho de 2024 às 20:49

Continua depois da publicidade

A Igreja celebrou (domingo úlltimo) a Solenidade do apóstolo pescador da Galiléia, que Jesus o fez pescador de homens (Simão/Pedro). Também do apóstolo fariseu perseguidor intransigente, transformado na Graça (Paulo) em evangelizador dos gentios (Saulo/Paulo).  

A Palavra de Deus narra os muitos sinais da ação de Deus como forma de sua presença e legitimação de sua obra. A saída do Povo de Deus no Egito – celebrada como evento pascal – foi descrita como “a noite da libertação”. As muitas crônicas bíblicas descrevem as muitas noites escuras que o Povo de Deus enfrentou em vista de sua libertação (Desde os babilônicos até os romanos).  

Na noite da libertação do Egito, abre-se o mar. Na noite de Pedro, abrem-se milagrosamente as portas da prisão. Lá, uma coluna de fogo os guiava, aqui, se diz que o anjo que acompanha Pedro diante da “porta de ferro que dá para a cidade, a qual se abriu por si mesma” (At 10, 10). É Deus que abre as portas, liberta e abre caminhos.  

Quão deve ter sido aquela noite para Pedro, pois além das portas da prisão o apóstolo-pescador ainda teve dificuldades para entrar na casa (imagem das primeiras comunidades) por causa da incredulidade dos demais que achavam ser um fantasma. Eis ai uma experiência pascal para a Igreja: SUPERAR OS MEDOS E ABRIR AS PORTAS. 

O apóstolo Paulo também teve seu caminho pascal, assim como o Povo de Deus no Antigo Testamento. A experiência com o ressuscitado no caminho de Damasco fez abrir-lhe progressivamente os olhos e o coração. Essa é uma narrativa que nos lembra o que disse o profeta Oseias sobre a experiência do povo da Antiga Aliança  na travessia do deserto: “Eis que levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração” (2,14ss). Em tudo, a mão de Deus. Convém ainda dizer que, assim como Pedro, Paulo também experimentou Deus na fraqueza (Gl 2,20).  

O papa Francisco, na sua homilia por ocasião da Festa de Pedro e Paulo (2024), disse que “o objetivo de tudo isso não é uma religiosidade intimista e consoladora, como nos apresentam alguns movimentos da Igreja , como uma espiritualidade de salão”, pelo contrário, o encontro com o Senhor acende a vida dos apóstolos de Cristo no zelo pela ação missionária (cf. 2Tm 4, 17).

O ANÚNCIO DO EVANGELHO ABRE PORTAS. Será que estamos conscientes disso? Há uma modinha eclesiástica em nossos dias de muitas pregações, muitas pregações…excesso de pregações…e um escancarado fechamento por parte de muitos pregadores às causas mais nobres que Jesus pautou. Em alguns setores eclesiais a questão da evangelização está empancada se devemos bater palmas no momento da missa ou não, ou se ainda é possível dar a paz de Cristo ou não no momento do “calvário eucarístico”.

O ANÚNCIO DO EVANGELHO nos faz zelosos no testemunho de uma igreja sem ideologias de fechamento. Ser um autêntico católico não é se resumir a “atos de piedade litúrgica”, mas a ter a graça de Deus para ajudar a abrir portas, acolher, festejar a chegada de muitos, de ser misericordioso e compreensivo, estender a mão. É FUNDAMENTAL COMPREENDER MELHOR O SIGNIFICADO DE SER CATÓLICO, JÁ QUE NOSSA VIDA ESTA ENRAIZADA EM CRISTO. 

Rezamos neste dia pela Igreja de Jesus, para que seja instrumento de libertação e vida para o povo. Rezemos pelo nosso amado Papa Francisco, pelos nossos bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados (as), leigos (as), evangelizadores (as), batizados (as) no Senhor, para que tenham a graça da presença e companhia de Deus em suas vidas. 

Rezemos para o que o Senhor caminhe sempre conosco e abra as portas para que a vida aconteça para nós e para muitos. CONFIEMOS NO SENHOR.

Viva São Pedro e São Paulo!!!

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.