Um lugar ao sol
Publicidade
Togas devassadas
Investigações desenvolvidas sobre a venda de sentenças e corrupção atinge seis tribunais estaduais de três regiões do País e acende alerta até em gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), noticiou o jornal O Estado de São Paulo.
As apurações levaram ao afastamento de 16 desembargadores, sete juízes – com uma prisão e a imposição de tornozeleira a seis magistrados – e quatro servidores do STJ, dois dos quais estão afastados.
Altas cifras
A Polícia Federal investiga suposta corrupção em processos milionários que envolvem desde disputa de terras até a ação criminal de um narcotraficante internacional.
Mapeamento
Os tribunais sobre os quais pairam suspeitas da PF são os dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão.
Leque
A lista de crimes investigados, ainda conforme o jornal, inclui corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
´Patrol´
Com o apoio direto do prefeito Cícero Lucena (PP), o vereador Dinho Dowsley (PSD), atual presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, já obteve o apoio de 20 vereadores para tentar a sua reeleição, em 1º de janeiro próximo, na instalação da próxima legislatura.
´Bênção´
“Fico muito feliz em observar essa unidade”, comentou Cícero.
´Acunhar´
Instado a falar sobre mudanças em sua equipe ou na estrutura da prefeitura, na ´virada de mandatos´, Cícero respondeu que “esse momento é de arrochar” os que já são auxiliares da PMJP.
Relax
O prefeito se licenciou por uma semana do comando do Executivo de João Pessoa, abrindo espaço para o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB).
Novo prazo
O secretário de Educação de Campina Grande, Raimundo Asfora Neto, informou que a nova projeção das obras aponta para agosto de 2025 a inauguração do ´Cine Escola´, nas dependências do antigo Cine Capitólio, no centro da cidade.
Com merecimento
Asfora também informou que em breve a prefeitura campinense prestará uma significativa homenagem à ex-secretária de Educação, professora Margarida da Motta Rocha.
Mais um
“Missão”. É o nome do novo partido que está em processo de criação, a partir de uma articulação dos que formam o MBL (Movimento Brasil Livre).
Veto
O presidente do futuro partido, Renan Santos, avisou antecipadamente que a nova legenda (de direita) não aceitará bolsonaristas.
Etapas vencidas
Os fundadores do “Missão” asseguram que já foram coletadas as assinaturas necessárias à formação do novo partido, que protocolou o processo de validação junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Sem surpresa
Apenas uma chapa – a reprodução da que concorreu em fevereiro de 2023 – foi registrada para disputar a mesa diretora da Assembleia Legislativa, biênio 2025/2026.
´Na cabeça´
A chapa é liderada por Adriano Galdino (Republicanos) e Felipe Leitão (ainda no PSD).
O detalhe
A eleição ocorre hoje pela manhã, no horário da sessão ordinária.
Ampla maioria
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, e publicada no jornal Folha de São Paulo, apontou que dois a cada três brasileiros com 18 anos ou mais defendem a proibição das apostas esportivas na internet.
Elevação
O percentual sobe para 78% quando a questão se restringe aos caça-níqueis online, como o “jogo do tigrinho”.
´Puxadinho´
O mesmo jornal divulgou que as Forças Armadas contratam 12.681 militares inativos para funções administrativas e de assessoria, com aumento salarial de 30% e gasto anual próximo de R$ 800 milhões.
Quem comanda
O número representa 7% do total de militares da reserva ou reformados (169.793) e é liderado por oficiais, com priorização de capitães e coronéis a sargentos e praças.
Seu bolso
Na semana da campanha Black Friday, o tema hoje no programa Ideia Livre da Rede Ita (canal 18.1) é o direito do consumidor. O entrevistado é o advogado e professor Floriano Júnior.
Começa às 22 horas, logo após o Jornal da Cultura.
Agregados
A Associação das Emissoras de Rádio e TV da Paraíba e o sindicato patronal do segmento foram unificados, dando lugar à entidade Midia.com.
Retrovisor
Arremate desta Coluna no último dia 23: “O ´coração´ de Jhony Bezerra está dividido entre João Azevedo e o Republicanos…”
Retrovisor II
Na edição de ontem, APARTE informou que Jhony, com o aval do Republicanos, iria comandar a PB Saúde.
Consumação
No começo da tarde de ontem, praticamente um mês após o término do 2º turno das eleições, o governador oficializou a indicação.
Incorporação
João Azevedo deverá fazer uma modificação administrativa: agregar o Hospital de Trauma de Campina Grande à estrutura da PB Saúde.
Qualquer dia o ´REP´ vai ´fisgar´ um ex-prefeitável do PSB/PB…
Publicidade