Arimatéa Souza

Os ´barracos´ da semana

Arimatéa Souza
Publicado em 15 de junho de 2024 às 0:20

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Choque´ de civilidade

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, visitou ontem a Paraíba.

Teve uma agenda no Tribunal de Justiça, outra numa escola estadual de João Pessoa e à noite faria um deslocamento para prestigiar o Maior São João do Mundo em Campina Grande.

Barroso, um conceituado orador, concedeu entrevistas.

Um resumo de suas declarações é o que segue.

Pluralidade

“Só há unanimidade nas ditaduras. Nas democracias as pessoas pensam diferente mesmo, debatem e procuram chegar a um acordo.

Fundamental

“Mas o que é essencial de se resgatar no Brasil, e eu tenho me empenhado, é a civilidade. É a capacidade de você pensar diferente, e mesmo assim ser capaz de tratar o outro com respeito e consideração.

Faz parte

“A divergência é parte da vida democrática. Não há nada de extraordinário nisso, não há tensão, não há crise institucional. O que existe é uma democracia plural.

´Lei do aborto´

“A matéria (projeto de modificação) está no Congresso (Nacional), que é o lugar certo para se debaterem os grandes temas nacionais. Se e quando a matéria chegar no Supremo, eu vou opinar sobre isso.

IA

“O Brasil tem uma litigiosidade imensa, uma grande quantidade de processos. A inteligência artificial pode ser muito positiva na administração desses processos, e mesmo na tomada de decisões, mas sempre sobre supervisão judicial.

Balizamento

“Eu não sou uma dessas pessoas que têm medo do progresso. Apenas temos que ter certeza de que ele permaneça numa trilha ética e sirva bem à causa da humanidade.

Escutar

“Eu gosto muito de ouvir. Dizem que a melhor maneira de conhecer os outros é ouvindo, ouvir os juízes, desembargadores, e saber os problemas e estreitar laços. A Justiça não é propriamente um poder ou só um poder, a Justiça é um serviço que se presta à sociedade.

“Obsessão”

“A minha obsessão é melhorar a qualidade da Justiça e trabalhar para recrutar os melhores profissionais para serem juízes e enfrentar as distorções que muitas vezes existem na cúpula, e dá as motivações adequadas para os juízes que estão em meio de carreira.

Contatos com…

“Eu tenho tentado viajar pelo país e eu visito os Tribunais, converso com os juízes. Na parte da manhã (dessas visitas) eu geralmente visito uma escola pública de educação básica e converso com os alunos.

… A juventude

“Faço uma apresentação motivacional sobre a vida, conto um pouco da minha história e depois falo sobre valores, sobre a importância do conhecimento no mundo contemporâneo, a importância do desejo de progredir ou com o de elevação de autoestima.

“Sonhos”

“Ninguém é melhor do que ninguém, a gente deve escolher os sonhos que quer realizar e ir buscar. A gente consegue realizar muitos, aprender a lidar com os que a gente não consegue realizar, porque nenhuma vida completa é feita só de vitórias”.

Sábado é dia de poesia

“Vai se entregar pra mim/ Como a primeira vez/ Vai delirar de amor/ Sentir o meu calor/ Vai me pertencer…” (música Pássaro de Fogo, com Paula Fernandes, na sugestão do ministro Luís Roberto Barroso, via redes sociais).

Serviço

Assista a música aqui.

Uma bênção

O ex-deputado e confrade na Academia de Letras de Campina Grande, Evaldo Gonçalves de Queiroz, festeja hoje os seus 91 anos de idade.

Palpite

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, citou quatro nomes de parlamentares para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara Federal.

Cotados

Em entrevista à BandNews, repercutida pelo ´Estadão´, Alckmin classificou como “ótimos nomes” os deputados Elmar Nascimento (União-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e lembrou de especulações sobre Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Retorno

A presidência do Tribunal de Contas da Paraíba anunciou o ´recolhimento´ da lista de agentes públicos que estão inelegíveis, com base na ´Lei da Ficha Limpa´.

Ajustes

Foi explicado que a lista passará por correções antes de ser reenviada ao Tribunal Regional Eleitoral.

Sem ´ponte aérea´

O deputado Ruy Carneiro (Podemos) informou que vai formalizar no próximo dia 17 o pedido de licença da Câmara Federal para se dedicar integralmente à eleição para prefeito de João Pessoa.

Assume a vaga o suplente Leonardo Gadelha.

Da boca de…

“… Se tudo agora for ser judicializado ou ir para a barra da justiça, pode fechar a Câmara porque passa a ser uma coisa até esdruxula, ridícula…” (vereador campinense Márcio Melo, do Podemos, protestando contra a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba que autorizou a prefeitura a realizar remanejamentos orçamentários).

No plenário

O vereador Bruno Faustino (Avante) fez uma ameaça ao seu colega de Câmara Alexandre Pereira (União Brasil), numa das sessões desta semana no Legislativo de Campina Grande.

Alexandre respondeu imediatamente.

Assista aqui.

´Explode coração´

O líder do bloco governista na Câmara Municipal de Campina Grande, Luciano Breno (Avante), ocupou a tribuna para fazer um desabafo acerca do impasse relacionados às suplementações orçamentárias solicitadas pelo Poder Executivo.

Veja aqui.

“Mentiroso” X “paraguaio”

Ato contínuo, Breno foi chamado de mentiroso pelo vereador Rostand Paraíba (PP).

Na tréplica, Luciano Breno disse que o edil do PP era um “vereador paraguaio”.

Assista aqui.

Aproveite e se inscreva no canal do Youtube do ParaibaOnline e ative o ´sininho´ para saber das novidades, quando surgirem por lá.

 

Partidos já querem discutir cargos com prefeitáveis campinenses…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.