No rastro de João
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Mensagens iniciais
O Papa Leão XIV proferiu ontem, diante dos cardeais que o tornaram “sucessor de Pedro”, a sua primeira pregação (homilia).
A seguir, trechos desse momento histórico, que igualmente oferece indicações acerca do seu pastoreio.
“Tesouro”
“Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Com estas palavras, Pedro, interrogado juntamente com os outros discípulos pelo mestre sobre a sua fé nele, expressa em síntese o tesouro que a Igreja, através da sucessão apostólica, guarda, aprofunda e transmite há dois mil anos.
Revelações
“Em Jesus, para se tornar próximo e acessível aos homens, Deus revelou-se nos olhos confiantes de uma criança, na mente viva de um jovem, na fisionomia madura de um homem, até aparecer aos seus, após a ressurreição, com o seu corpo glorioso.
Imitação
“Mostrou-nos assim um modelo de humanidade santa que todos podemos imitar, juntamente com a promessa de um destino eterno, que ultrapassa todos os nossos limites e capacidades.
“Fiel administrador”
“E Deus, de modo particular, chamando-me através do vosso voto a suceder ao primeiro dos Apóstolos, confia-me este tesouro para que, com a sua ajuda, eu seja seu fiel administrador em benefício de todo o corpo místico da Igreja; para que ela seja cada vez mais cidade colocada sobre o monte arca de salvação que navega sobre as ondas da história, farol que ilumina as noites do mundo.
“Luz admirável”
“E isto não tanto pela magnificência das suas estruturas ou pela grandiosidade dos seus edifícios – como estes monumentos em que nos encontramos -, mas pela santidade dos seus membros, do povo que Deus adquiriu, a fim de proclamar as maravilhas daquele que o chamou das trevas para a sua luz admirável.
“Contextos”
“Ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada uma coisa absurda, para pessoas fracas e pouco inteligentes; contextos em que em vez dela se preferem outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer.
“Não é fácil”
“São ambientes onde não é fácil testemunhar nem anunciar o Evangelho, e onde quem acredita se vê ridicularizado, contrastado, desprezado, ou, quando muito, suportado e digno de pena.
“Falta de fé”
“No entanto, precisamente por isso, são lugares onde a missão se torna urgente, porque a falta de fé, muitas vezes, traz consigo dramas como a perda do sentido da vida, o esquecimento da misericórdia, a violação – sob as mais dramáticas formas – da dignidade da pessoa, a crise da família e tantas outras feridas das quais a nossa sociedade sofre, e não pouco.
“Ateísmo prático”
“Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isto não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático.
Testemunho
“Este é o mundo que nos está confiado e no qual, como tantas vezes nos ensinou o Papa Francisco, somos chamados a testemunhar a alegria da fé em Jesus Salvador.
“Pra mim mesmo”
“Digo isto, em primeiro lugar, para mim mesmo, como sucessor de Pedro, ao iniciar a minha missão de bispo da Igreja que está em Roma, chamada a presidir na caridade a Igreja universal, segundo a célebre expressão de Santo Inácio de Antioquia.
“Verdadeiro…
“Ele (Antioquia), enquanto era conduzido como prisioneiro a esta cidade, lugar do seu iminente sacrifício, escrevia aos cristãos que aqui se encontravam: ´Então serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo´.
… Discípulo”
“As suas palavras recordam, num sentido mais amplo, um compromisso irrenunciável para quem, na Igreja, exerce um ministério de autoridade: desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado, gastar-se até ao limite para que a ninguém falte a oportunidade de o conhecer e amar.
Fecho
“Que Deus me dê esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja”.
´Empurrando….
Conforme nota publicada na revista Veja, na Paraíba o PP pretende lançar o nome do vice-governador Lucas Ribeiro, mas o senador Efraim Filho (União Brasil) já manifestou interesse em concorrer à vaga.
… Com a barriga´
´Veja´ informa que “um acordo no estado estabeleceu que o desempenho nas pesquisas no início do ano que vem vai definir quem será o escolhido”.
´Entre nós´
Esta semana o TikTok Shop passou a operar dentro da plataforma TikTok (chinesa), oferecendo o seu próprio e-commerce no varejo digital brasileiro.
Elástico
A criação de 18 novas cadeiras de deputados na Câmara Federal vai ensejar a adição de mais 34 cadeiras em algumas Assembleias Legislativas.
A caminho
Será lançada em breve uma nova série no canal do Youtube do ParaibaOnline, em parceria com o Jornal da Manhã da Rádio Caturité: ´Essa empresa tem história´.
A primeira temporada é composta por quatro entrevistas.
Sábado é dia de poesia
“Abriu minha visão o jeito que o amor/ Tocando o pé no chão, alcança as estrelas/ Tem poder de mover as montanhas/ Quando quer acontecer, derruba as barreiras…” (grupo Roupa Nova, que hoje se apresenta na casa de shows Spazzio, em Campina Grande).
Serviço
Veja a música aqui.
Pé na estrada
Os últimos dias do governador João Azevedo (PSB) e equipe têm sido dedicados à entrega de obras na região do Sertão e também à realização de Plenárias do Orçamento Democrático.
´Caras e bocas´
Pois bem, quem se incorporou à ´caravana estadual´, aparentemente sem aviso prévio, a partir da cidade de Itaporanga, foi o prefeito de João Pessoa – e cada vez mais pré-candidato a governador – Cícero Lucena Filho (PP).
A ´semiótica´ observada quando da chegada de Cícero, em ritmo de campanha, sugeriu uma espécie de surpresa misturada a um mal-estar.
Habemus papam! Mas ainda não temos o secretariado completo da PMCG…
Publicidade