Arimatéa Souza

De olho no TCE

Arimatéa Souza
Publicado em 14 de junho de 2024 às 0:28

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Injeção´ bilionária no SUS

Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou o lançamento do programa Mais Acesso a Especialistas, que destinará R$ 1 bilhão, neste ano, para reduzir a fila de espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da iniciativa é fazer com que pacientes com câncer sejam atendidos por especialistas em até 30 dias.

No caso de outras doenças, conforme o ´Estadão´, a meta é realizar os procedimentos em até 60 dias.

Avisado

Presidente do Republicanos em Campina Grande, o deputado federal Murilo Galdino afirmou que quando o vereador Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara) “permaneceu filiado (ao REP), ele sabia da disposição do partido” de fazer oposição ao prefeito Bruno Cunha Lima (União).

Vice

O União Brasil deverá indicar o companheiro de chapa do deputado Ruy Carneiro (Podemos) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, informou ontem o vereador Milanez Filho (MDB-JP).

Stop

Com a antecipação do recesso na Assembleia Legislativa, a famosa ´CPI do Hospital Zé´ deverá ficar novamente na ´geladeira´.

Ecos

Como era de se esperar, a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba de autorizar a prefeitura campinense a fazer remanejamentos orçamentários permeou os debates na sessão de ontem da Câmara de Vereadores.

´Ouviram dizer´

“Liminar é liminar. É uma antecipação que pode ser mudada no mérito da questão. Muitas vezes os desembargadores tomam decisão por aquilo que são informados. E as informações prestadas na ´inicial´ (ação protocolada) que tive acesso faltam com a verdade”, reagiu o advogado e vereador Anderson Almeida (PSB), líder do bloco oposicionista.

Exigência

Ainda conforme Almeida, “em nenhum momento a bancada de oposição tirou o direito de suplementar, nem tirou o direito de o prefeito pedir modificação no orçamento. O que a gente exige é o cumprimento da Constituição Municipal”.

Indução

Para o líder da oposição, a prefeitura “levou o Judiciário ao erro, por dizer que foi tirado o direito de o prefeito suplementar”.

“Iremos ingressar na ação para levar a verdade à ação”, avisou.

Avaliação interna

A bancada de oposição na Câmara campinense se reuniu logo após a sessão ordinária de ontem.

Novo membro

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou a indicação do juiz Sivanildo Torres Ferreira para compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), como membro titular, em função do término do segundo biênio do magistrado José Ferreira Ramos Júnior.

Cidadania

Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano de Campina Grande, é o novo cidadão paraibano, conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB).

Vai demorar

Por falar em Tovar, ele tem dito que o deputado Romero Rodrigues (Podemos) se posicionará mais à frente sobre a sucessão campinense: “A decisão vai acontecer no momento oportuno, e não é agora”.

Recolhimento

A Assembleia Legislativa também aprovou projeto do deputado Luciano Cartaxo (PT) que dispõe sobre “a obrigatoriedade das empresas prestadoras dos serviços de televisão, internet ou telefonia por assinatura, após o cancelamento do serviço, realizarem a remoção e o descarte do cabeamento inativado”.

Sistema de proteção

Durante a votação da prestação de contas do 1º ano do governo Lula, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, externou a sua preocupação com o horizonte previdenciário do país, igualmente mencionado no voto do relator, ministro Vital Filho.

Nas alturas

Segundo Dantas, os principais sistemas previdenciários brasileiros apresentaram um déficit total de R$ 428,3 bilhões.

“Sobrecarga”

“A despesa previdenciária representou mais da metade das despesas primárias da União, evidenciando a sobrecarga da previdência sobre outros serviços públicos”, enfatizou o presidente do TCU.

Da boca de…

“… O São João de Campina Grande é como cabelo: não para de crescer…” (professor e historiador Vanderley de Brito).

Pro-unificação

De acordo com o prefeitável Jhony Bezerra (PSB), a estratégia colocada em prática pelo grupo do governador foi que todos os secretários que eram prefeitáveis em Campina Grande se desligassem dos cargos ocupados para que “todos se tornassem elegíveis, para debater um projeto de unificação das oposições”.

A quem compete

O socialista tornou a dizer que “quem conduz as tratativas para uma possível aliança com Romero Rodrigues é o governador João Azevedo”.

Arraial

Existe a possibilidade de o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, fazer uma ´escala´ neste final de semana em Campina Grande, no Maior São João do Mundo.

Da boca de…

“… Eu não tenho dúvida nenhuma de que Wilson Filho vai demonstrar sua capacidade de gestão como secretário de uma área tão importante, que é a Educação (…) Wilson tem identidade com esse projeto…” (governador João Azevedo, ao empossar ontem o novo secretário de Educação do Estado).

Para outro ´poder´

Deusdete Queiroga, um dos mais próximos auxiliares do governador João Azevedo, começa a tentar pavimentar o caminho que o leve à condição de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Ou seja, ele reavalia o que cogitou inicialmente após a reeleição de João: postular um mandato para a Câmara Federal em 2026.

Situando: nos próximos meses deverão ser abertas as vagas dos conselheiros Artur Cunha Lima e Fernando Rodrigues Catão.

 

Não se descarta a hipótese de o prefeito Bruno ter uma chapa partidária…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.