Paraíba

Energisa ressalta Programa de Eficiência Energética e esclarece dúvidas sobre iluminação pública

Da Redação*
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 9:21

Foto: ParaibaOnline

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O supervisor da Energisa Paraíba, Rômulo Pereira, participou de uma entrevista na Rádio Caturité FM para falar sobre o Programa de Eficiência Energética, uma iniciativa que beneficia comunidades de baixa renda em todo o Estado. O programa busca promover o uso consciente de energia, com a substituição de equipamentos e sistemas por alternativas mais econômicas e sustentáveis.

Segundo Rômulo, a campanha envolve um mapeamento detalhado das comunidades mais vulneráveis. “Nossa equipe da área de eficiência energética visita localidades de baixa renda, faz um cadastro e pesquisa moradores que possuem geladeiras antigas ou lâmpadas menos eficientes. Dentro desse perfil, realizamos a substituição por equipamentos novos e mais econômicos. Esse trabalho é feito em toda a Paraíba, em vários municípios”, explicou o supervisor.

A Energisa reforçou que o processo é conduzido diretamente pela equipe da companhia, sem demanda direta dos consumidores. “É importante que o programa siga um planejamento estratégico, com um mapeamento prévio das localidades a serem atendidas. A Energisa define os locais prioritários para executar o Programa de Eficiência Energética, garantindo maior impacto social”, destacou Rômulo.

Iluminação pública: responsabilidade municipal
Durante a entrevista, Rômulo também esclareceu dúvidas comuns sobre a iluminação pública, ressaltando que essa área é de responsabilidade das prefeituras desde 2012. “Muitas pessoas ainda confundem, achando que a manutenção e a troca de lâmpadas são de responsabilidade da Energisa. Na verdade, isso foi transferido legalmente para os municípios. Hoje, a distribuidora apenas disponibiliza a rede e os postes para que as prefeituras executem as ações necessárias”, afirmou.

O supervisor lembrou que a contribuição de iluminação pública, instituída pelos municípios, é projetada exclusivamente para manutenção e expansão desses serviços. “Troca de lâmpadas, implantação de novos pontos e outras melhorias no sistema de iluminação pública são responsabilidades diretas das prefeituras”, enfatizou.

Veja a entrevista:

*Vídeo: ParaibaOnline

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas