Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A implementação da escala 5×2 exige planejamento das empresas e atenção às novas regras trabalhistas. Durante entrevista à Rádio Caturité FM, o advogado empresarial Allan Queiroz esclareceu dúvidas sobre a organização das folgas e os prazos para adaptação.
Segundo ele, os dois dias de descanso não precisam ser obrigatoriamente aos sábados e domingos, nem acontecer de forma consecutiva. As empresas podem organizar as folgas em outros dias da semana, desde que cumpram as regras previstas e respeitem as particularidades de cada categoria.
“Não há a obrigação de serem dois dias seguidos, nem muito menos sábado e domingo. Uma vez cumprida a obrigação das duas folgas na semana, a empresa satisfez sua obrigação”, explicou.
Allan também destacou a importância das convenções e dos acordos coletivos para ajustar as jornadas de cada categoria. Ele alertou que empresários e equipes de Recursos Humanos devem começar a planejar as mudanças antecipadamente, simulando escalas, contratações e possíveis custos.
“Não espere chegar dezembro para começar a se movimentar. Quem esperar dezembro para então se movimentar vai ter problema”, alertou.
Conforme o cronograma apresentado pelo advogado, a implementação será gradual: a primeira etapa prevê a redução da jornada semanal de 44 para 42 horas, a partir de 16 de dezembro.
Após 12 meses, a previsão é chegar a 40 horas semanais, mantendo cinco dias de trabalho e dois de descanso.
O advogado reforçou que a preparação antecipada será fundamental para que as empresas se adaptem às novas exigências sem comprometer suas atividades.
Veja também:
Trabalhar no sexto dia será proibido? Advogado explica distribuição da carga horária
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.