Brasil

Aparte. Presidente do Supremo critica politização das Forças Armadas

Da Redação
Publicado em 16 de março de 2024 às 8:00

luis roberto barroso

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Vale a pena resgatar alguns trechos de recente palestra do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, ao proferir (dias atrás) uma aula magna para estudantes de direito da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. É o que segue.

“Achávamos que já havíamos percorrido todos os ciclos do atraso institucional para termos que nos preocupar com ameaça de golpe de Estado no século 21”.

“Esse problema só entrou no radar, infelizmente, nos últimos anos. E vai ficando para trás. Mas entrou de uma maneira muito preocupante.

“A politização das Forças Armadas talvez tenha sido uma das coisas mais dramáticas para a democracia.

“Foram (militares) manipulados e arremessados na política por lideranças. Fizeram um papelão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Convidados para ajudar na segurança e transparência, foram induzidos por má liderança a ficarem dando suspeitas falsas, quando a lealdade é um valor que se ensina nas Forças Armadas.

“Não se pode aparelhar a religião para servir a causas. Você usar a religião e dizer ‘o meu adversário é o demônio’ é forma pavorosa de manipular a crença e a ingenuidade das pessoas”.

Notas da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza.

Para ler a edição deste sábado, acesse aqui

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.