Arimatéa Souza

Para além das urnas

Arimatéa Souza
Publicado em 16 de março de 2024 às 0:10

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Empurrão´ na estatal

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vai propor a regulamentação do serviço de entregas de e-commerce no país.

Para isso, foi criado um grupo de trabalho com integrantes da pasta e dos Correios para apresentar uma proposta até agosto.

A intenção, segundo reportagem do ´Estadão´, é fortalecer a empresa de Correio e Telégrafos.

Reminiscências

Na noite desta sexta-feira, os jornalistas Fernando Gabeira e Gerson Camarotti, do canal de notícias Globo News, fizeram menção ao restaurante Gulliver, em João Pessoa.

Da boca de…

“… Romero Rodrigues precisa decidir se está com o governo municipal ou se é oposição…” (deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas).

O retorno

Na noite de quarta-feira houve uma ´festa de arromba´ em Brasília: o aniversário do ex-superministro do Governo Lula I, José Dirceu (PT), que comemorou 78 anos.

Emblemático

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), cumprimentou o aniversariante com um beijo na face.

O detalhe

Horas antes, Lira havia se reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP).

Uma banda do governo

Volto à festa. Dez ministros do atual governo Lula estiveram presentes, além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Mal resolvida

Lula tem evitado encontros públicos com o seu ex-superministro, até porque há uma intensa relação de ´amor e ódio´ entre ambos.

Alvo eleitoral

Em janeiro último, uma Resolução da Comissão Política Nacional do PCdoB recomendou que “é preciso envidar todos os esforços para derrotar as forças de extrema-direita e direita, visando a fortalecer nosso polo democrático e popular nos municípios”.

Pragmatismo

Esta semana, o PCdoB de João Pessoa anunciou apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).

Corda esticada

Prefeito eleito de Massaranduba, João Costa (União Brasil) denunciou ontem, no Jornal da Manhã da Rádio Caturité de Campina Grande – a maior audiência matinal da região -, a inexistência de qualquer processo de transição com vista à sua posse nos próximos dias.

Prioridade

Costa prometeu “um choque de gestão” na cidade, principalmente na área da Saúde, onde está faltando até mesmo os remédios mais básicos (e baratos).

Meta

“Quero deixar o meu nome marcado na história de Massaranduba de forma positiva”, asseverou o futuro prefeito.

Limitações

Sobre o seu concorrente no pleito do último dia 3, o vereador Francisco Pedro de Lima (Chicão), do PSD, João Costa afirmou que ele “não tem condições nem de ser vereador”.

Em aclive

No mês de fevereiro último, o Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, registrou 406 operações com aeronaves; 22.090 passageiros transitaram pelo local (189% a mais do que em igual mês de 2023); e a movimentação de 44 toneladas de cargas.

Na Capital

Já no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, transitaram 122.700 passageiros; houve 1.229 operações com aviões; e o transporte de 235 toneladas de cargas.

Embasamento

O vereador Anderson Almeida (PSB), líder do bloco de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande (13 parlamentares), disse que o pedido de instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) sobre o programa ´Saúde de Verdade´, na gestão do prefeito Bruno, tem por base “um relatório” do Tribunal de Contas do Estado.

Apuração da…

Quanto à CPI proposta para investigar uma operação de crédito celebrada no ano passado pela PMCG – dinheiro ainda não liberado -, Anderson explicou aos ouvintes da ´Caturité FM´ que a intenção é apurar o motivo de a prefeitura não ter obtido uma certidão do TCE que está sendo exigida para a tramitação da liberação.

… ´Pedalada´

Ainda conforme o edil, o travamento tem vinculação com o que chamou de ´pedalada fiscal´, que foi a exoneração de todos os prestadores de serviços em setembro último, de forma retroativa, com a quitação do último mês sendo feita em forma de indenização.

Sábado é dia de poesia

“… Resistir/ Ao que pode o pensamento/ Saber chegar no seu melhor momento…” (Djavan, que esta faz shows na Paraíba).

Serviço

Escute aqui.

Percentual…

Apenas 11,4% das crianças de até 14 anos estão com o esquema vacinal completo contra a covid-19 no Brasil.

… Insignificante

É o que indica o Observatório de Saúde na Infância, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ).

Causas

A entidade – conforme reportagem veiculada no ´Estadão´ – relaciona a baixa cobertura vacinal à persistência das mortes de crianças e adolescentes em decorrência da doença.

Situação caótica

Na faixa de 3 a 4 anos, apenas 7% completaram o esquema vacinal com três doses.

Pensando longe

Dois vereadores campinenses confidenciaram à Coluna que o vereador-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) já articula a sua recondução à presidência do Legislativo em 1º de janeiro próximo, tamanha é a sua certeza da reeleição em outubro próximo.

Garimpo

Vale a pena resgatar alguns trechos de recente palestra do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, ao proferir (dias atrás) uma aula magna para estudantes de direito da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. É o que segue.

Equívoco

“Achávamos que já havíamos percorrido todos os ciclos do atraso institucional para termos que nos preocupar com ameaça de golpe de Estado no século 21”.

Instabilidade

“Esse problema só entrou no radar, infelizmente, nos últimos anos. E vai ficando para trás. Mas entrou de uma maneira muito preocupante.

Precipício

“A politização das Forças Armadas talvez tenha sido uma das coisas mais dramáticas para a democracia.

Urnas eletrônicas

“Foram (militares) manipulados e arremessados na política por lideranças. Fizeram um papelão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Convidados para ajudar na segurança e transparência, foram induzidos por má liderança a ficarem dando suspeitas falsas, quando a lealdade é um valor que se ensina nas Forças Armadas.

“Pavorosa”

“Não se pode aparelhar a religião para servir a causas. Você usar a religião e dizer ‘o meu adversário é o demônio’ é forma pavorosa de manipular a crença e a ingenuidade das pessoas”.

 

É bom os aliados irem cuidando das ´vigílias´ para Bolsonaro…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.