Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Senai-PB e as startups com “soluções inovadoras em tecnologias educacionais”

Por Alexandre Moura
Publicado em 1 de agosto de 2024 às 9:15

Continua depois da publicidade

O SENAI Paraíba está com um “edital aberto” para Startups, com projetos voltados para “soluções inovadoras em tecnologias educacionais”. Os temas escolhidos, como prioridades nesta chamada, são: “Experiência Ensino – Aprendizagem; Inteligência Artificial na Educação; e, Diversidade, Equidade e Inclusão”.

A iniciativa, coordenada pelo SENAI-PB com o apoio do “E.InovCG” – Ecossistema de Inovação de Campina Grande (instagram.com/e.inovcg/), tem o objetivo de identificar soluções inovadoras e apoiar também, no processo de submissão dos projetos na “Plataforma de Inovação para a Indústria”.

A Plataforma “estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras por todo o Brasil” e desde 2004, apoiou/apoia mais de 1.500 projetos, nos quais foram investidos cerca de R$ 1 bilhão.

Os projetos selecionados na chamada atual receberão “recursos financeiros de fomento”, não reembolsáveis, de R$ 250.000,00, por projeto, para serem usados no desenvolvimento da solução proposta, em parceria com a “Rede SENAI”.

O prazo para submissão dos projetos vai até o próximo dia 12 de agosto.

Mais informações no link: plataforma.editaldeinovacao.com.br/

Startup Investment Summit 2024

No próximo dia 13 de agosto, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, acontecerá a edição 2024 do Startup Investment Summit, considerado “o maior evento sobre investimentos em Startups do Brasil.

O encontro é uma promoção da “Anjos do Brasil” (entidade de fomento ao “Investimento Anjo” e que apoia o “empreendedorismo de inovação”), do “Sebrae Startups” e da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).

O Startup Investment Summit tem por objetivo unir toda a cadeia de financiamento de Startups, desde “Investidores Anjo”, passando por “Capital de Risco” e até fontes de recursos (estatais e privadas) para P&D (Pesquisa & Desenvolvimento).

Segundo os organizadores, o “evento será uma plataforma para discutir melhores práticas, tendências e o impacto de tecnologias emergentes como a IA (Inteligência Artificial)” no “Universo das Startups”.

Mais informações no endereço: startupinvestmentsummit.com.br

“INOVA Pantanal”

O “Inova Pantanal” é um programa do SEBRAE de pré-aceleração (processo que tem como objetivo, transformar protótipos em produtos e serviços) de ideias e de Startups do segmento de bioeconomia. O foco é promover a geração de novos negócios, inovadores e sustentáveis, e fortalecer o “Ecossistema Empresarial do Pantanal”.

A “Chamada Pública” deste ano é exclusiva para pessoas físicas, que tenham uma ideia de negócio inovadora vinculada a bioeconomia e que residam em um dos estados do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O propósito do SEBRAE “é ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia da região do Pantanal”.

Podem participar pesquisadores, que ainda não tiraram a ideia do papel e que precisam definir o “modelo de negócio”, assim como validar seus produtos e/ou serviços, para então, lançá-los no mercado.

Essa “ideia de negócio” deve ter como premissa o desenvolvimento de alguma atividade empresarial ligada à bioeconomia, contribuindo para a conservação, preservação ou uso sustentável, de recursos naturais da biodiversidade local.

Serão selecionados até 30 projetos por estado. As inscrições vão até o próximo dia 25 de agosto.

Mais informações através do e-mail: inova.biomas@sebrae.com.br

Apple e o “gerenciamento de riscos” da IA

Segundo informações do governo dos Estados Unidos, a Apple Inc. (“gigante” americana de tecnologia e fabricante do iPhone) aderiu ao “esforço voluntário” para gerenciar os riscos, em nível mundial, do uso da “Tecnologia de IA” (Inteligência Artificial).

Com o ingresso da Apple, agora (julho de 2024) são 16 empresas de tecnologia que “se comprometeram a garantir que o poder da IA não seja usado para propósitos destrutivos”.

O documento com “compromisso das empresas” foi lançado em julho do ano passado, com as assinaturas de representantes da Microsoft e do Google, dentre outras empresas.

No mínimo, é uma iniciativa positiva e um “compromisso moral” sobre o tema, por parte das empresas signatárias.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.