Fechar
O que você procura?
Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.
Continua depois da publicidade
Um projeto bem interessante e voltado para posicionar o SEBRAE/PB, como uma entidade “com conhecimento baseado em dados” (informações), “aproveitando” o imenso e crescente, Banco de Dados disponível no SEBRAE, vem sendo desenvolvido nos últimos meses.
Denominado de “Agente de Dados”, o projeto “tem o objetivo – através de uma estratégia de atuação focada na promoção de uma cultura analítica, e geração de soluções inteligentes – propiciar as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do estado da Paraíba, informações relevantes para o desenvolvimento de seus negócios.
Para implementação do “Agente de Dados” foi formada uma equipe multidisciplinar, composta por Cientistas de Dados, Engenheiros de Dados e Analistas de Business Intelligence (Inteligência de Negócios), sob a coordenação de uma “Gestora de Projetos”.
“Agente de Dados” do SEBRAE (II)
A equipe também está responsável pelo desenvolvimento de estudos e análises, de setores e segmentos econômicos da economia paraibana; Especificação de modelos analíticos avançados; Levantamento de dados; Criação de padrões e processos para governança dos ativos de dados do SEBRAE/PB; e Desenvolvimento de soluções analíticas, baseadas nessas informações.
Além disso, a equipe trabalha na consolidação do uso de IA (Inteligência Artificial), internamente; Construção e fortalecimento, de uma rede de relacionamento dos “Agentes de Dados” com os colaboradores do SEBRAE; Disseminação interna da “cultura de dados” e no levantamento de demandas para o desenvolvimento de aplicações especificas que podem ou não, utilizar a tecnologia de IA.
Tudo indica que este projeto servirá de modelo para os SEBRAE de outros estados.
Mestrado na EMBRAER
A EMBRAER, empresa brasileira com atuação nos mercados de aviação, defesa e TI (Tecnologia da Informação), sendo considerada a “terceira maior fabricante de aviões do mundo”, está com inscrições abertas (vão até o próximo dia 22 deste mês) para a “Turma 2025” do seu já tradicional “Mestrado em Engenharia Aeronáutica”.
O Mestrado (com duração de 18 meses) faz parte da “33ª edição do PEE – Programa de Especialização em Engenharia” da empresa, em parceria com o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São 45 vagas disponíveis para profissionais de todo o Brasil.
Podem concorrer graduados em “Engenharia nos anos de 2022, 2023 ou 2024, nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, minas, naval, nuclear, petróleo, produção, química, robótica, sistemas, software, telecomunicações e transporte.
Mais informações e inscrições, através do link embraer.com/br/pt/pee
“Hackers do Bem”
A RUSTCON (rustcon.com.br), empresa brasileira especializada em integração de projetos complexos e defesa cibernética, tomou a iniciativa de disponibilizar uma de suas tecnologias, para o “Programa Hackers do Bem” (hackersdobem.org.br) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), organização social vinculada ao MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A empresa disponibilizou a “Plataforma SIMOC”, Simulador de Ataque e Defesa Cibernética, para treinamento dos alunos inscritos no “Hackers do Bem”.
Segundo a RUSTCON, “a plataforma de simulação executa funções essenciais na operação da segurança cibernética de uma organização, ancorada na experiência de mais de 10 anos em estudos de abordagens de ataque e defesa, oferecendo funções automatizadas de prevenção, defesa, antecipação e monitoramento de ataques cibernéticos”.
Essa é uma iniciativa importante, visto que o Brasil é um dos países mais digitalizados do mundo e também, está entre os três maiores alvos de ataques cibernéticos, em nível global.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.