Blogs e Colunas

Edjamir Sousa Silva

Edjamir Sousa Silva

Padre e psicólogo.

A rejeição entre os seus conterrâneos

Por Edjamir Sousa Silva
Publicado em 7 de julho de 2024 às 16:00

Continua depois da publicidade

Depois dos vários relatos sobre a missão de Jesus, e as muitas controvérsias com as autoridades religiosas, agora o evangelista Marcos fala da relação de Jesus com seus familiares e seus conterrâneos. Em Marcos 3, 21 foram dadas informações da relação de Jesus com seus parentes: “vieram buscá-lo, porque diziam que Ele estava ficando louco”.

A perícope deste domingo (Mc 6,1-6) destaca as experiências de rejeição enfrentadas por Jesus entre aqueles que julgavam conhecê-lo melhor que ninguém, seu povo.

Acompanhado de seus discípulos Jesus chega a Nazaré. Ninguém foi ao seu encontro, como ocorreu em outras localidades. Ali ninguém apresentou nenhuma demanda a Jesus. Ele espera o dia de sábado (dia de culto) para falar, na sinagoga, ao seu povo. Talvez ninguém se motivasse a sair de casa para ouvi-lo, foram apenas para a sinagoga cumprir preceitos. Mesmo assim, Jesus se arrisca e toma a iniciativa de falar ao seu povo.

Mesmo sabendo que em outros lugares Jesus tenha realizado os sinais que testemunhavam a chegado do Reino de Deus, seus conterrâneos apresentam-nO com um “curriculum vitae” que soa um pouco como um subestimar a pessoa dele: “De onde recebeu tudo isso? (…). Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Jose, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” (v. 3a). E ao invés de se alegrarem com ele, “ficaram escandalizados por causa dele” (v. 3b).

Em Nazaré, as pessoas escutam Jesus, ficam maravilhadas com seus ensinamentos, ainda mais com as notícias de que ele fez muitos milagres em outros lugares, mas logo a admiração acaba quando Jesus mostra seu lado mais humano. Poderíamos até pensar que, talvez, alguns de Nazaré tenham falado mal de Jesus, em outros lugares por onde ele passou numa tentativa de desacreditar de seu ministério (isso acontecerá durante toda a vida dele).

JESUS É MUITO HUMANO e muito próximo de sua origem. Essa imagem não chama muito atenção, não tem um bom marketing, pois não condiz com a grandiosidade do que se espera do Messias. Eles não conseguem perceber que Jesus é o Filho de Deus e cumpre a vontade do Pai celeste. São fechados à sua mensagem, de tal modo que “ele não conseguia fazer ai nenhum milagre. Curou apenas alguns doentes” (v. 5).

“Como conseguiu tanta sabedoria?” (v. 2). Os evangelhos não narram a adolescência e a juventude de Jesus ficando assim conhecido como os anos de vida oculta. O evangelho de Lucas apenas diz que na vida oculta Jesus “crescia em sabedoria, estatura e graça” (2, 52).

Em Nazaré, Jesus buscou na luta diária colocar o pão de cada dia em sua casa. Aprendeu a ouviu as dores de seu povo (das mulheres, dos pobres, dos estrangeiros, dos desempregados, das crianças…etc) e fez de seu cotidiano um espaço do saber. O que de extraordinário tem nisso? Nada. Mas ainda hoje não conseguimos compreender, no máximo se escandalizar com ele: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (Jo 1, 46).

Essa maneira de ver a vida legitima a exclusão de gente boa que dá a vida por causas tão nobres. É estrutural o preconceito que agrava negativamente nossas relações por questões de gênero, de nacionalidade, de cor da pele, etc. De uma certa maneira Jesus também enfrentou isso.

Por causa disso quantos se desanimaram na caminha de fé? Quantos já olharam para os desafios e já acharam grandes demais? Quantas vezes, nós mesmos, não pensamos em desistir? Mas, é sempre o Espirito Santo que nos leva adiante e nos anima como animou a Jesus.

Na liturgia deste domingo, aprendemos que Deus chama pessoas para serem testemunhas do seu Reino. Deus se revela através daquilo que sempre reprovamos como fragilidades humanas. Mesmo que para alguns “SER HUMANO” seja tão escandaloso é importante seguir adiante com aquilo que há de tão bonito em nós. NÃO VIVA A SE NEGAR POR CAUSA DA REPROVAÇÃO DOS OUTROS.

É importante dizer as pessoas de nosso tempo, particularmente aos jovens, que a vida de Jesus não foi pautada por ambições, mas pautada por uma bonita coerência com sua história de vida.

Atualmente, muitos procuram a todo o custo a fama, prestígio, poder, muita grana, aceitação entre os grandes e poderosos enquanto que a mensagem do evangelho de Jesus escapa aos holofotes e se realiza na simplicidade.

Leonardo Da Vinci dizia que “a simplicidade é o máximo da sofisticação”. Como é elegante uma pessoa sair de sua terra, crescer, mas nunca perder o senso de “eu sei de onde eu vim”. Pessoas assim não vivem fazendo “média” para que os outros lhe admirem a todo tempo, mas tratam bem o porteiro do prédio, compartilham a mesa com aquela (e) funcionária (o) que preparou a comida, respeitam os vizinhos, tentam ser compreensivos com aqueles que querem ser respeitados na sua condição existencial, se preocupam com o sofrimento dos outros, tratam bem os animais, etc.. É dai que nasce a sabedoria do Reino de Deus.

Uma das coisas mais bonitas que falaram de Jesus (mesmo sendo um insulto), e que nasce da simplicidade de seu cotidiano, é que “ele era amigo dos publicanos, pecadores e meretrizes” (Mt 9, 11; 11, 19; Lc 15, 2). QUASE UM TÍTULO CRISTOLÓGICO.

A Liturgia da Palavra nos faz algumas boas provocações: Sabemos acolher Jesus na sua simplicidade ou esperamos um Messias extraordinário? Consideramos as lições de Jesus, em ser humano, ou nos alienamos nos nossos ideais de grandeza? Nossas lideranças (políticas ou religiosas) tem a simplicidade e o acolhimento de Jesus ou perderam o “bom senso”? Acolhemos as pessoas na sua história pessoal ou não consideramos a história do outro e agimos com certo desdém: “pode dar alguma coisa!?”

Boa semana!

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.