Arimatéa Souza

Os ´ungidos´ de Lula

Arimatéa Souza
Publicado em 5 de maio de 2025 às 0:04

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

“Um conflito”

No relato do jornal O Globo sobre a federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas, “há ainda um conflito” na Paraíba entre o senador Efraim Filho (União) e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) que envolve disputas por vagas de candidaturas nas eleições estaduais de 2026.

Apesar disso, os parlamentares (citados) ainda vão tentar um acordo quando estiver mais próximo da eleição.

Garimpo

A educadora paulista Simone Fuzaro esteve há poucos dias em Campina Grande para participar do ´Encontro para Educação de Filhos´ promovido pela Comunidade São Pio X.

Resgate

Ela concedeu uma interessante entrevista à Rádio Caturité FM (104.1), no Jornal da Manhã.

Vale a pena resgatar alguns de sua declarações. É o que segue.

Trajetória

“Eu trabalho com educação desde os 15 anos de idade. Já são mais de 40 anos, porque a minha família tem uma escola de educação infantil em São Paulo e desse modo eu sempre fui inserida na área de educação.

Declive

“É muito rico a gente perceber tudo o que vem acontecendo na área da educação. E infelizmente a gente percebe que há uma queda nesse processo educativo tanto escolar como familiar.

Sem cobrar

“Têm até uns memes na internet. A gente ri, mas na verdade a gente deveria chorar. O nível de exigência dos pais com a criança é muito diferente. Os pais exigem menos das crianças, têm muita tolerância com tudo.

Redirecionamento

“Quando a criança chegava em casa e dizia que tirou nota baixa, o pai chamava atenção da criança. Hoje o pai vai na escola e chama atenção da professora: por que o meu filho tirou nota baixa?

“Abandono”

“O que a gente vê – e é difícil dizer isso – é que há um certo abandono. Por mais que os pais queiram – e a gente sabe que querem, de coração, o melhor para os filhos -, existe uma confusão muito grande na identificação do que é esse melhor.

´Pessoas felizes´

“Antes, era muito claro para os pais que o melhor era formar gente boa, gente de bem, gente que soubesse deixar as suas marcas positivas no mundo. E hoje a busca é por uma formação de pessoas felizes.

Indagação

“Quando a gente pergunta ´o que você quer para o seu filho?´ Respondem: ´Eu quero que ele seja feliz´. E o que é felicidade? Essa é a questão.

Reflita

“Felicidade é você fazer o que você quer na hora que você quer? Ou a felicidade é o fruto que você colhe quando você é alguém realmente bom e que faz algo que promove o bem aos outros? “Acho que essa confusão social que existe hoje marca muito a educação das pessoas.

“Grande confusão”

“A internet, na verdade, tem muitos benefícios, sem dúvida nenhuma. Mas, do ponto de vista da formação, ela promove uma grande confusão.

“Bolhas”

“A gente percebe diferentes bolhas. É muita coisa sendo falada para os pais e orientada para os pais por pessoas que não têm formação no assunto. Falam e orientam mal os pais e, por outro lado, as crianças têm muito acesso a todo tipo de conteúdo.

Não ´caiu a ficha´

“Os pais não entenderam ainda que você deixar a criança na internet é a mesma coisa que deixá-la sozinha na avenida mais movimentada da cidade. Então ela vai ter contato com tudo.

Sozinhos

“Às vezes, os pais protegem a criança: não pode ir sozinha aqui, não pode ir sozinha ali. Mas deixam os filhos sozinhos com o celular, com acesso à internet na mão; deixam sozinho no computador e a criança vai recebendo todo tipo de informação – e de deformação.

Impensável

“A gente teve acesso a uns estudos lá na Universidade de Navarra (Espanha). Na Europa, 85% das crianças com menos de 10 anos já têm acesso a pornografia. Aqui no Brasil a gente acredita que é daí para um pouquinho mais.

“Em crise”

“A gente tem uma crise de autoridade no mundo hoje, porque os homens não obedecem mais a Deus e, consequentemente, os filhos não obedecem mais aos pais; os funcionários não obedecem mais aos chefes e a autoridade está em crise.

Sem “unidade de vida”

“O que está acontecendo hoje é que muitas vezes as pessoas não têm unidade de vida. Até têm fé, mas a fé é aquela coisa que é vivida lá no domingo, na igreja ou quando eu rezo um terço. Mas como que eu faço isso na minha vida? Como que a fé marca minha vida?

“O que é o sucesso?”

“Às vezes, nesse mundo moderno, a gente se preocupa muito com o sucesso. O que é o sucesso? É você ser um profissional muito bem-sucedido, você ter dinheiro? Não! Sucesso é você conseguir ser aquilo que você foi criado para ser, aquela pessoa que você foi criada para ser no seu máximo potencial, onde você tiver.

“Estranho em casa”

“Eu recebo muitas mães angustiadas porque a criança prefere a babá; porque a criança, no final de semana, pede pela babá ou pela comida que a babá faz. Porque é óbvio, é o vínculo que se cria. Não dá certo terceirizar, porque depois você tem um estranho dentro da sua casa. Chega na adolescência e os pais falam: ´Nossa, eu não sabia que meu filho fazia isso´.

Acompanhamento

“Eu pergunto: o que você ensinou para seu filho? Se o copo fica vazio, cabe tudo. Eu falo para os pais: vocês têm que preencher essa criança, ensinar, formar caráter; ensinar as virtudes que são fundamentais para sua família, porque daí a criança tem algum critério. Quando ela vai para o convívio social, ela tem um filtro. Agora, quando os pais não formam, tudo cabe nessa criança.

Surpreender-se

“Depois você corre o risco de se encontrar com um ilustre desconhecido dentro de casa. Não sabe quem é seu filho. Isso está acontecendo muito.

Lembrete final

“Trazer de volta um filho para uma vida reta é muito mais difícil do que formar bem desde pequeno”.

Da boca de…

“… Como tarefa específica da Igreja, o grande desafio é a transmissão da fé às novas gerações com uma linguagem e uma metodologia adequadas…” (Dom Jaime Spengler, cardeal e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ´papável´).

´Pode…

O jornal O Globo publicou que Enrique Lewandowski, filho do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, atua como advogado em duas entidades investigadas pela Polícia Federal no esquema de descontos irregulares nas pensões do INSS.

… Arnaldo? ´

Enrique representa o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) e a Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec).

Prioridades do presidente

O mesmo jornal informou que o presidente Lula decidiu fortalecer a reeleição de senadores aliados para conter o avanço bolsonarista no Senado em 2026.

Em termos de Paraíba, leia-se Veneziano Vital (MDB).

 

A semana promete…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande