O degelo do recomeço
Publicidade
´Barrado no baile´
O deputado estadual e prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) não conseguiu, ontem, consumar a aliança que estava alinhavando com o PSD e que desaguaria na indicação da empresária Rosália Lucas como a sua companheira de chapa.
Guinada
´Aos 45 minutos do segundo tempo´ – para usar uma alegoria futebolística -, entraram no circuito algumas lideranças estaduais, a exemplo do governador João Azevedo, e os partidos vinculados à família Ribeiro (PP e PSD) anunciaram apoio ao prefeitável socialista Jhony Bezerra.
Comunicado
O anúncio oficial do vice de Inácio será feito às 10 horas de hoje no Sesc.
A escolha ocorre dentro da própria federação partidária ((PCdoB, PV e PT).
O detalhe
O nome mais citado ontem era o do professor Hermano Nepomuceno, presidente do PT na cidade.
Importante
O Supremo Tribunal Federal deve colocar em pauta hoje a tese sobre responsabilização da imprensa pelo conteúdo de entrevistas que realiza e publica.
Na tela
O publicitário Emerson Saraiva é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, que vai ao ar na Rede Ita, antiga TV Itararé, canal 18.1.
Começa às 22 horas, logo após o Jornal da Cultura.
Aviso prévio
Diante do volume de fatos ocorridos ontem, esta Coluna tem que escalonar o compartilhamento deles ao longo das próximas edições.
Formalidade
No final da manhã desta segunda-feira, Romero Rodrigues presidiu a convenção municipal do Podemos para homologação da chapa proporcional.
Em aberto
Na ocasião, ele disse que ainda estava por ser definida a participação ou não do partido na chapa à reeleição do prefeito Bruno no começo da tarde.
Consumação
A confirmação da participação do Podemos na campanha à reeleição de Bruno só foi feita pouco depois das 15 horas, acompanhada do aviso de que Alcindor Villarim seria o candidato a vice-prefeito.
No Spazzio
Antes mesmo da chegada do prefeito Bruno com os senadores Veneziano Vital (MDB) e Efraim Filho (UB) ao local da convenção, juntamente com Alcindor Villarim, o ex-senador Cássio Cunha Lima discursou para os presentes – um grande público -, abrindo a rodada de pronunciamentos.
O detalhe
Ele explicou que seguiria para João Pessoa para participar da convenção de Ruy Carneiro (Podemos).
Recortes
A seguir, trechos do pronunciamento de CCL.
“É a convenção da união de Campina para que a cidade continue nas mãos certas com um trabalho que precisa ser continuado.
Reeleição
“Campina deu a mesma oportunidade a mim, a Veneziano e a Romero. Bruno é o melhor para nossa terra.
Legado
“(aqui celebra-se) A unidade que Ronaldo Cunha Lima e Ivandro sempre nos ensinaram. Eles sempre foram nossos líderes maiores e que deixaram um legado, não apenas de amor a Campina, mas de compromissos com a nossa terra.
Discernimento
“Romero teve o seu nome lembrado por muitos que lhe querem bem. Mas ele soube compreender o papel que tem a desempenhar na Câmara Federal. Ele é o líder do maior bloco parlamentar na Câmara. Romero tem um papel importante para ajudar Campina e a Paraíba.
“Gesto”
“A Romero, a expressão não apenas de minha amizade e respeito, mas do reconhecimento da liderança dele na Paraíba e em Campina; e a certeza de que esse gesto de compreensão e maturidade política será aplaudido por toda Campina, e será reconhecido pelos quatro cantos da cidade.
Apelo
“Peço que deem as boas-vindas a Veneziano, que deve ser recebido com festa. Teve gestos grandiosos. Passa a ser um dos nossos.
“Gigante”
“Campina também precisa da ajuda do senador Efraim, que foi um gigante em todo esse processo.
Gratidão
“Não cabe em mim a gratidão que devo a Campina, que sempre será o meu maior amor, como é o amor por uma mãe.
“Muito obrigado do fundo do meu coração”, arrematou CCL.
Latente
Pedro Cunha Lima foi o primeiro orador após a chegada da comitiva liderada por Bruno.
Ele renovou o agradecimento pela votação obtida na cidade em 2022, quando disputou o governo estadual.
“Este sonho ainda está vivo dentro de mim”, sublinhou, acrescentando que “foi movido por um ideal que fui à disputa”.
“Prazer
Outros trechos da fala de PCL: “Veneziano conquistou o meu coração. Uma certeza eu tenho para (a eleição de) 2026: é ter o prazer de votar em Veneziano para o Senado, pela gratidão e pelo reconhecimento de seu trabalho.
Mutação
“A gestão do prefeito Bruno foi outra com a ajuda do senador Veneziano.
Marca
“Podem falar o que quiserem de Bruno, mas ninguém fala que ele não é honesto, íntegro, realizador.
“Coeso”
“A gente está defendendo o melhor para Campina. É muito bom ver esse time bom e coeso”.
´Tucano´
O orador na sequencia foi o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). Alguns trechos do que ele disse: “Devo gratidão a Campina.
Avisado
“(no último ano) Tivemos uma discussão muito firme e forte. (e disse) Que se houvesse uma divisão eu votaria no ´mago´ Romero´.
Articulador
“Por dever de justiça, homenageio ao ex-senador Cássio, que fez um trabalho DESCOMUNAL pela unidade, com também, o senador Efraim Filho.
O que prevalece
“O interesse pessoal não pode ser maior do que os interesses da cidade.
Simbologia
“Sempre tive gestos em prol do grupo (…) Estou de branco propositalmente para simbolizar a paz (…) Eu e Romero vamos de 44! (o número de Bruno).
“Deslumbrante”
O senador Veneziano (MDB) iniciou o discurso mencionando que a convenção representava “o encontro da unidade em nome do melhor projeto para Campina, que é o do prefeito Bruno. É uma festa deslumbrante.
Parceiro
“Que bom poder parceiramente atender as demandas da administração municipal.
Perfil
“Bruno é um prefeito probo, vertical, zeloso, concentrado, focado em fazer por Campina.
Marcante
“(este evento) é um símbolo da história político-partidária de Campina Grande.
Sem imposição
“Apoiamos o prefeito Bruno sem condicionantes, por acreditar no seu projeto (…) Sei o quanto você preparou Campina para receber muito mais.
Dedicação
“Os militantes do MDB vão entregar a camisa molhada de suor pelo seu (Bruno) projeto.
“Amo Campina”
Romero começou as suas palavras dizendo que “amo Campina e é por isto que estou aqui. Toda decisão não é fácil. Mas a vida nos leva a tomar decisões.
Não avançou
“Pensei em renovar o compromisso com esta cidade. Mas, graças a Deus, nunca tive ambição pelo poder.
Resgate
“Disse há quatro anos que Bruno me representava. Temos as nossas diferenças, mas a hora é de pacificação nesse instante.
Vice
“Alcindor é um parceiro de toda uma vida
Adição
“É hora de somar e, nesse instante, ajudar a cidade ajudando mais ao prefeito Bruno.
Avançar
“Se a gente olhar só para trás não anda para a frente (…) Deus lhe abençoe (Bruno) nesta caminhada”.
Recorrente
Presidente estadual do PSDB, o deputado Fábio Ramalho disse que sempre pediu que Campina “permanecesse unida ao lado de Bruno”.
O que une
“É por Campina que estamos unidos; é por Campina que Romero está aqui.
Legitimar
O deputado estadual Eduardo Carneiro, que comanda o partido Solidariedade na Paraíba, disse que estava ali para reafirmar o apoio de seu partido.
“Eu aprendi com o meu pai que na vida temos que ter pelo menos duas coisas fundamentais: o homem tem que ter palavra e coragem.
Manter a palavra
“O partido não faz parte do arco estadual dessa aliança. Tive que ter coragem” para manter o compromisso assumido, observou Carneiro.
“Time unido”
Efraim Filho, presidente estadual do União Brasil, disse que a campanha que se inicia será “árdua e desafiadora, mas começa com um time forte e unido, consciente de sua responsabilidade.
Invocação
Ao aludir sobre a sua articulação para reaproximar Bruno e Romero, o senador invocou a frase celebre do romancista francês Jean Cocteau: ´Sem saber que era impossível, foi lá e fez´. Muitos não acreditavam que esta cena (Bruno e Romero juntos) seria possível.
Unidade
“Existem gestos que valem mais que palavras; existem imagens que falam mais do que discursos.
Novo desafio
“Vou lançar outro desafio: o que eu enxergo é uma vitória para ser consolidada no 1º turno. E isso requere trabalho e compartilhamento de responsabilidades (…) Campina unida é muito maior”.
Empreendimento
Efraim anunciou que conseguiu recursos, a serem liberados ainda este ano, para a implantação de um centro comercial no conjunto Aluízio Campos.
“Prioridade nacional”
Por fim, o senador transmitiu um comunicado da direção nacional do partido, na pessoa de seu presidente Antonio Rueda: “Não tem limite para ajudar Bruno. Campina será uma prioridade nacional para o partido”.
“Foguete não dá ré, mas dá carona”, arrematou Efraim.
Primeiras palavras
Vice-prefeito escolhido e homologado, o ex-vereador Alcindor Villarim externou o seu agradecimento a Romero “pela confiança. Espero não decepcionar ele, nem o prefeito Bruno nem Campina”.
Reunificação
No coroamento da convenção, o discurso do prefeito Bruno teve início com ele afirmando que “Campina unida será cada vez maior”.
Duas mulheres
Em seguida, ele fez um agradecimento à esposa Juliana e à mãe Anneliese, coroando com uma louvação ao seu avó, Ivandro Cunha Lima.
Timoneiro
Sobre o ex-senador Cássio, Bruno (BCL) agradeceu por ele “ter se somado em cada instante para ajudar na gestão e na política. A Cássio o meu agradecimento e o meu reconhecimento. Na partida do poeta Ronaldo e de Ivandro, Cássio é o nosso MAIOR líder.
Novo partido
“O União Brasil ofereceu a mim o que eu não tinha: lealdade, firmeza, compromisso. E foi Efraim que me abriu as portas.
“Presença firme”
“Veneziano tem sido um parceiro, um aliado. Tínhamos nossas diferenças. Mas depois dos gestos dele nos achegamos e passei a ver a vontade dele de contribuir. Veneziano é uma presença firme na defesa dos interesses de Campina. A ele o meu renovado agradecimento.
Antecessor
“Agradeço o gesto de desprendimento, a grandeza do prefeito Romero. Eu disse no meu discurso de posse que não me acostumaria a me referir a Romero como ex-prefeito. Ele continua sendo o nosso grande prefeito. Ele conhece cada centímetro de Campina”.
Fechamento
A última convenção da noite, em Campina, foi do PL/Partido Novo, que homologou as candidaturas de Artur Bolinha para prefeito e de Annelise Meneguesso para vice.
Disponibilidade
Em rápido discurso, a postulante à vaga de vice disse que estava “à disposição de minha cidade e do presidente (Bolsonaro)”.
“Não vai ser fácil pra gente”, prognosticou.
“Ninguém”
“Não conheço ninguém, absolutamente ninguém, que tenha mais coragem do que eu “, iniciou o seu discurso Bolinha.
“Amor por Campina de verdade nenhum ali tem. Têm amor às conveniências deles”, bradou.
Inspirador
O prefeitável prometeu “fazer a diferença na prefeitura desta cidade”, assinalando mais à frente que “a direita segue verdadeiramente unida (…) Estamos unidos porque Bolsonaro nos inspirou lá atrás”.
Covardia
A tônica do pronunciamento de Bolinha foram duras críticas ao deputado Romero e ao prefeito Bruno: “Deputado covarde, que se escondeu da cidade e do presidente (Bolsonaro)”.
Apatia
Conforme Bolinha, “a atual gestão não tem nada a mostrar. É uma gestão apática, sem compromisso com o desenvolvimento da cidade”.
Destemida
Acerca de sua vice, Bolinha frisou que são poucos os que “têm coragem de larga tudo e se submeter a uma aparição pública”.
Virar a página
“Os que se dizem de direita e não estão aqui, nunca foram de direita. Usaram a direita para objetivos pessoais; passaram a usar o PL como uma mercadoria”, acentuou o prefeitável, adendando que “o PL retrógado, de um presidente que comemorou a soltura de Lula, vai ficar para trás”.
“Maior adversário”
Bolinha fez uma alusão ao prefeito Bruno: “Foram a Bolsonaro tentar sorrateiramente” desfazer a aliança que foi construída aqui com o PL. O prefeito chegou lá dizendo que era de direita. Como alguém é de direita com Veneziano no seu palanque? Veneziano é a principal liderança da esquerda na Paraíba. É o nosso maior adversário!”.
Será uma ´briga de cachorro grande´…
Publicidade