Arimatéa Souza

´A maior vergonha do mundo´

Arimatéa Souza
Publicado em 12 de julho de 2024 às 0:34

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Passar a limpo

Diante da ´batalha midiática´ travada ao longo dos últimos dias em torno da obra do Arco Metropolitano de Campina Grande, foi oportuna a solicitação do conselheiro Fábio Nogueira, do Tribunal de Contas do Estado, de solicitar uma inspeção técnica no local.

O integrante do TCE observou adicionalmente que a obra, além do ´talude´ do viaduto, também apresenta buracos no asfalto, apesar de ter sido inaugurada há poucos meses.

O detalhe

A obra custou aos cofres públicos cerca de R$ 48 milhões.

Da boca de…

“… A chapa de candidatos à vereança (no PSD) nós construímos juntas…” (Rosália Lucas, prefeitável do partido, se referindo à outra prefeitável do partido, vereadora Eva Gouveia).

Mobilização

Foi lançado na Paraíba, “com ramificação no Nordeste”, um movimento em defesa das eleições diretas para a direção nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Articulação

“Entendemos que é chegada a hora de mudarmos as regras do jogo. Não podemos continuar sendo conduzidos por poucas cabeças e com quebra das nossas tradições. Precisamos juntar as mãos em favor da advocacia brasileira”, enfatizou o advogado José Mário Porto Júnior, ex-presidente da seccional paraibana da OAB.

Maioria

Em recente consulta ´online´ que ouviu cerca de 27 mil advogados, a seccional de São Paulo da OAB aferiu que 82% dos participantes são a favor da eleição direta para o Conselho Federal da Ordem.

O detalhe

São Paulo conta com aproximadamente 370 mil advogados registrados na OAB.

Iminente

“Vamos programar um evento para declarar apoio a Jhony Bezerra”, propagou o presidente do Republicanos em Campina Grande, deputado federal Murilo Galdino, numa menção ao prefeitável do PSB.

“Se”

Segundo Murilo, “se” Romero Rodrigues, “daqui até as convenções, realmente se lançar candidato a prefeito, e quiser vir conversar com o bloco do governador João Azevedo, nós poderemos sentar à mesa e resolver a situação”.

A definir

Para o dirigente do REP, Romero ´virando´ oposicionista seria decidido oportunamente “se teríamos uma ou duas candidaturas, para se unir no segundo turno”.

Sem ilusões

De sua parte, o deputado federal Gervásio Maia, presidente do PSB na Paraíba, comentou que “eu nunca esperei por Romero e sempre disse isso. Eu sempre defendi a candidatura própria do PSB, sobretudo nos grandes centros, e sempre defendi a capacidade de Jhony Bezerra, que foi um secretário de Saúde extremamente arrojado”.

“Algo de novo”

Maia entende que o ex-secretário de Saúde é “um grande nome para apresentar algo de novo a um município tão importante quanto Campina Grande”.

Da boca de…

“… Qualquer Plenária de Jhony Bezerra eu vou comparecer, qualquer que seja a posição do Progressistas…” (vereador Rostand Paraíba, do PP de Campina Grande).

´Tapa na cara´

Enquanto o país tentava entender as mudanças no bolso da reforma tributária, cuja primeira etapa da regulamentação foi aprovada na última quarta-feira, a maioria dos deputados federais aprovou ontem a MAIOR e MAIS vergonhosa ´autoanistia´ da história republicana do país.

Foram 344 a favor, 89 votos contra e quatro abstenções.

Síntese

O Artigo 1º da citada PEC é indecoroso para quem propôs, vergonhoso para quem aprovou e acintoso para o povo brasileiro.

Leia, topicamente.

Anistia ampla…

“Não serão aplicadas sanções de QUALQUER NATUREZA, inclusive de devolução e recolhimento de valores, multa ou suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos em razão de sexo e raça nas eleições de 2022 e anteriores”.

… Geral e

“Não incidirão sanções de QUALQUER NATUREZA, inclusive de devolução e recolhimento de valores, multa ou suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, nas prestações de contas de exercício financeiro e eleitorais dos partidos políticos que se derem anteriormente à promulgação desta alteração de Emenda Constitucional”.

… Irrestrita

“Fica permitida a arrecadação de recursos de PESSOAS JURÍDICAS por partido político, em qualquer instância, para quitar dívidas com fornecedores contraídas ou assumidas até agosto de 2015”.

Fortuna

Os cálculos iniciais apontam para um perdão aos partidos políticos da ordem de R$ 23 bilhões.

Exceções

Apenas dois partidos ´fecharam questão´ contra citada PEC: Novo e Psol.

Juntinhos

O PL de Jair Bolsonaro e o PT de Lula se posicionaram de forma unificada e convergente.

E os nossos conterrâneos?

Apenas dois deputados paraibanos votaram contra o ´perdão de mãe´ viabilizado pela PEC: Luiz Couto (PT), mesmo tendo apoiado a tramitação, e Cabo Gilberto Silva (PL), apesar de ter feito um pronunciamento a favor da emenda durante as discussões.

Aguinaldo Ribeiro (PB): não votou.

Votos a favor: Damião Feliciano (União), Eliza Virgínia (PP), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (REP) – um dos autores dessa PEC -, Leonardo Gadelha (Podemos), Murilo Galdino (REP), Romero Rodrigues (Podemos), Wilson Santiago (REP) e Wellington Roberto (PL).

 

Os congressistas esqueceram rápida e preocupantemente o ´8 de janeiro´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.