Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza, neste sábado (18), uma ação para conscientizar sobre a importância do combate à sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST).
A atividade é em alusão ao Dia Nacional de Mobilização sobre a Sífilis, realizado sempre no terceiro sábado do mês de outubro.
Este ano, a ação acontecerá no Busto de Tamandaré, das 16h às 20h, e ofertará à população testes rápidos para diagnóstico da doença, além de orientações sobre a assistência na Rede Municipal de Saúde. Além disso, a equipe da SMS também realizará testes rápidos para diagnóstico de outras ISTs, como HIV/AIDS e Hepatites B e C.
“O mês de outubro é tradicionalmente conhecido como o mês de combate e prevenção do câncer de mama, por meio do movimento Outubro Rosa. Mas um outro movimento, também de grande importância para a saúde pública, é o Outubro Verde, que busca enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis. Por isso, convidamos a população a estar conosco neste sábado neste momento tão importante”, destaca Jéssica Mendonça, chefe do departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais da SMS.
Assistência – A Rede Municipal de Saúde oferta, nas unidades de saúde da família (USF), o tratamento com aplicação de penicilinabenzatina para pessoas com sífilis. Para ser atendido, o usuário deve se dirigir à sua USF de referência e lá poderá realizar a testagem e o tratamento, conforme necessidade.
Além das USFs, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA) também disponibiliza a população testes rápidos e ações de prevenção contra a sífilis. O local é referência no atendimento e acompanhamento às pessoas com ISTs no município de João Pessoa.
O SAE/CTA está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe (Avenida Alberto de Brito, nº 411, Jaguaribe). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Sífilis – É uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). No estágio primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita). Por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença. O acompanhamento da gestante e seu parceiro durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita.
Casos notificados – De janeiro a setembro deste ano, foram notificados 1.224 casos de sífilis adquirida aqui na Capital, sendo 862 em pessoas do sexo masculino e 362 do sexo feminino. Além disso, também foram registrados 377 casos de sífilis em gestantes e 85 casos de sífilis congênita, que é quando a mãe, não tratada, passa a infecção para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.