Fechar
O que você procura?
Foto: Reprodução/ Rede Ita
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A psicóloga Josiplessis Marques, em entrevista sobre a recente lei que proíbe o uso de celulares em escolas, destacou a preocupação com o vício em dispositivos eletrônicos entre os jovens.
Segundo a especialista, “nós temos visto muitos pesquisadores falando, inclusive a sociedade de pediatria americana tem dito que o uso de dispositivos eletrônicos vem trazendo danos tanto fisiológicos como psicológicos para a nossa geração de nativos digitais”.
A proibição do celular nas escolas, na visão de Josiplessis, busca reparar esse excesso de uso. “O celular é um instrumento que ajuda a cognição, mas também vemos o ciberbullying nas escolas, o uso de jogos em horário de aulas, isso já se percebia, por isso essa atitude de barrar esse excesso”, explica.
A psicóloga alerta para os desafios da adaptação, especialmente para alunos com vício em celulares.
“Alguns alunos são viciados em dispositivos eletrônicos e isso pode causar uma resistência neles. De não querer ir pra escola porque lá eles não podem ter acesso ao que deixa eles nesse vício. Estudos apontam que esse vício pode ser comparado a vício em cocaína, por exemplo, e eles podem sofrer com a abstinência desse celular”, afirma Josiplessis.
A fala da psicóloga evidencia a complexidade da questão, que envolve tanto os benefícios quanto os malefícios do uso de celulares, e a necessidade de um acompanhamento adequado para auxiliar os alunos nesse processo de adaptação.
Assista:
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.