Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Em entrevista à Rádio Caturité FM, o neurocirurgião Luiz Severo, autor do livro “Você Não Precisa Sentir Dor”, apresentou insights importantes sobre o tratamento da dor crônica e enfatizou a importância da participação ativa dos pacientes para alcançar uma melhora na firmeza.
Segundo o médico, um ponto-chave para a eficácia do tratamento é na “janela de oportunidades” que surge logo após o início das intervenções, como medicamentos ou cirurgias. Nesse período, os pacientes precisam aproveitar para adotar novas práticas de vida. “Se ele não fizer a parte dele, não há mudança”, afirmou o neurocirurgião.
Ele reforça que, após o controle inicial da dor, o objetivo é que o paciente se torne independente, compreendendo que o estresse e outros fatores podem piorar a condição e, portanto, devem ser gerenciados.
Severo também enfatizou a importância da fé e da espiritualidade no processo de recuperação. Ele destacou que práticas de espiritualidade, como meditação, ioga ou oração, têm impacto comprovado na redução do estresse e na produção de substâncias como serotonina e dopamina, que são essenciais para o bem-estar.
“O poder da fé, além da religiosidade, atua como um fator de proteção para os pacientes, especialmente aqueles que sofrem de dores intensas, como a oncológica, a fibromialgia ou enxaquecas”, apontou.
Para Luiz Severo, uma mudança de hábitos é essencial para que o tratamento tenha sucesso a longo prazo. “O paciente precisa entender que ele é o grande agente da mudança. A medicação melhora, mas não quero que ele melhore só durante aqueles dois ou três meses de medicamento. Não! Eu quero que ele melhore para sempre”, concluiu o especialista.
Veja a entrevista:
*Vídeo: ParaibaOnline
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.