Saúde e Bem-estar

Síndromes respiratórias: PMCG distribui kits de lavadores nasais para crianças

Da Redação*
Publicado em 9 de abril de 2024 às 11:50

nebulizador gripe saúde imagem ilustrativa

Foto: Freepik

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, está distribuindo kits de lavadores nasais e soro fisiológico para crianças com o objetivo de prevenir casos graves de síndromes respiratórias durante o período de sazonalidade, que vai de março a julho.

A iniciativa faz parte do programa “Campina Cuida das Crianças”, que visa descentralizar o atendimento às crianças com sintomas respiratórios, criando um protocolo municipal para o tratamento.

O coordenador da Atenção Primária, médico Leandro Salvador, explicou em entrevista à Rádio Caturité FM que as crianças que apresentarem quadros leves devem ser encaminhadas para as unidades básicas de saúde.

– As crianças com quadro moderado vão para as policlínicas do Catolé, Malvinas, Liberdade, Bela Vista e Francisco Pinto. No Hospital da Criança e do Adolescente bem como nas UPAs e Hospitais Pedro I e Dr. Edgley são os casos graves – frisou.

Leandro Salvador ressaltou também a distribuição dos kits de lavadores nasais e soro, que faz parte da estratégia de prevenção de casos graves.

– Este ano estamos distribuindo esses kits para ajudar as famílias a manter a higiene nasal das crianças, o que pode prevenir o agravamento das infecções respiratórias – afirmou.

Protocolo Municipal

O protocolo municipal para o tratamento de síndromes respiratórias em crianças define o seguinte fluxo de atendimento:

♦ Casos leves: Unidades básicas de saúde
♦ Casos moderados: Policlínicas do Catolé, Malvinas, Liberdade, Bela Vista e Francisco Pinto
♦ Casos graves: Hospital da Criança e do Adolescente, UPAs e Hospitais Pedro I e Dr. Edgley

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.