Saúde e Bem-estar

Central de Transplantes da PB registra 4ª doação de coração de 2024

Da Redação com Secom/PB
Publicado em 1 de abril de 2024 às 11:44

doação de orgãos paraíba

Foto: Secom/PB

Continua depois da publicidade

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nesse domingo (31), a sexta doação de órgãos e tecidos do mês de março, o que dá uma média de uma doação a cada cinco dias.

O procedimento também marcou a quarta doação de coração do ano na Paraíba. Com o gesto, mais quatro paraibanos deixam a lista de espera.

O paciente doador foi um jovem de 20 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado.

Ele foi vítima de uma hemorragia cerebral, em decorrência de um acidente de moto.

Com a identificação de ausência de fluxo sanguíneo no cérebro, confirmada através de exames clínicos e de imagem, a equipe médica detectou a morte encefálica do paciente.

Após a permissão da família, foram doados o coração, o fígado e as córneas.

O coração foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Santa Rita, também pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba, onde lá encontrou a receptora do órgão, uma mulher de 36 anos.

Com a iniciativa, apenas quatro pessoas permanecem na lista de espera por um coração no estado.

Em março, foram duas doações registradas na rede SUS, tendo a primeira beneficiado um homem de 32 anos, no último dia 15.

Já o fígado foi destinado para um homem de 40 anos, que apresentava falência do órgão e necessitava do transplante para ter uma melhor qualidade de vida.

As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde são avaliadas e, posteriormente, vão ajudar a transformar mais duas vidas.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou o trabalho da equipe da Central para a conquista do resultado e a generosidade da família doadora.

“É com imensa gratidão que expresso meu profundo apreço aos familiares do jovem de 20 anos que, em um momento de grande dor, encontraram forças para autorizar a doação de órgãos e tecidos. Graças a esse gesto de amor, a esperança foi restaurada para uma jovem de 36 anos, que agora tem um novo coração pulsando em seu peito, e para um homem de 40 anos, que recebeu um novo fígado para continuar sua jornada. Além disso, as córneas doadas trarão de volta a visão para duas pessoas distintas, iluminando seus caminhos com a luz da esperança e da oportunidade”, enfatiza.

De acordo com o setor de estatística da Central de Transplantes da Paraíba, em 2024 o estado registrou a realização de 71 transplantes, sendo 55 de córneas, três de coração, sete de fígado e seis de rim. Ainda aguardam na lista de espera 559 pessoas.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.