Saúde e Bem-estar

Saúde de JP: gestantes e puérperas podem se vacinar contra a Influenza

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 19 de março de 2024 às 17:32

vacinação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Nos serviços de saúde, uma pergunta muito comum é se grávidas podem tomar a vacina que protege contra a gripe. Sim! Gestantes e puérperas (mulheres que estejam no período de até 45 dias após o parto) estão incluídas no grupo prioritário para vacinação, pois apresentam maior risco de adoecer de forma grave e apresentar complicações causadas pela Influenza. E os profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa alertam que as gestantes podem ser imunizadas em qualquer idade gestacional.

As vacinas trivalentes utilizadas no Brasil são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas com outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações. A campanha de imunização teve início no último dia 18 e segue até o dia 31 de maio para toda população pertencente ao grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.

“A vacina contra a Influenza é amplamente recomendada, principalmente para quem integra o grupo prioritário. No caso de gestantes, a imunização é o objetivo da proteção pessoal e, indiretamente, proteger também o recém-nascido, que não pode ser imunizado durante os seis primeiros meses de vida. Essa proteção é realizada por meio da transferência passiva de anticorpos”, explicou Fernando Virgolino, coordenador do Setor de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Os sintomas da gripe podem variar desde a infecção assintomática até formas graves. A doença pode ser transmitida por gotículas da fala, tosse ou espirro, pelo ar e ao tocar em superfícies contaminadas. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.

Grupos prioritários – Além das gestantes e puérperas, fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a Influenza para atualização da situação vacinal para Covid-19 nos grupos elegíveis.

Documentação – É necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (20):

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Apenas ofertando a vacina de campanha contra a Influenza
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Apenas ofertando a vacina de campanha contra a Influenza
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá
Apenas ofertando a vacina de campanha contra a Influenza
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.