Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Associação Guajiru liberou 18.746 filhotes de tartarugas-marinhas no período compreendido entre dezembro de 2024 até julho de 2025, finalizando mais uma temporada reprodutiva desses animais no litoral da Paraíba.
Ao todo, foram encontrados 263 ninhos no período através da atuação dos voluntários do Projeto Tartarugas Urbanas.
O número de filhotes nascidos nas praias da Paraíba nessa temporada foi considerado positivo pelos biólogos responsáveis pela Guajiru, tendo em vista que na temporada passada a taxa de nascimento foi prejudicada por conta dos impactos das mudanças climáticas.
“Foi um verão muito quente e em vários outros locais no mundo inteiro foi identificado menos nascimentos de tartarugas-marinhas e muitos ovos não se desenvolveram. Esse ano é de recuperação”, explicou a vice-presidente da Associação, Juliana Galvão.
Ainda de acordo com a bióloga, além do número expressivo de filhotes nascidos na Paraíba, nessa temporada o estado registrou, pela primeira vez, o nascimento de quatro espécies diferentes de tartarugas-marinhas.
Conforme o levantamento da Associação, foram 18.056 animais da espécie Eretmochelys imbricata (tartaruga de “pente”), 363 Chelonia mydas (tartarugas verdes), 118 Lepidochelys olivácea (tartarugas oliva) e 109 Caretta caretta (tartaruga “cabeçuda”).
Até 2020, a média de nascimento de espécies de tartarugas-marinhas na Paraíba ficava entre 12 a 13 mil filhotes por temporada.
Nos últimos cinco anos, esse número tem ficado entre 18 e 20 mil animais. A localização e monitoramento dos ninhos são realizados pelo trabalho de voluntários diariamente nas praias situadas em João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Pitimbu, Rio Tinto e Baía da Traição.
Nas praias do Litoral Norte, principalmente em Rio Tinto, a Associação Guajiru conta com o apoio do Instituto Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os profissionais do órgão receberam treinamento da equipe da Guajiru.
Voluntariado – Além do Projeto Tartarugas Urbanas, a Associação Guajiru desenvolve ainda trabalhos de educação ambiental, com palestras em empresas, escolas, instituições governamentais e não-governamentais. Esse trabalho também é realizado por voluntários e as inscrições para receber novos participantes estão abertas até o próximo domingo.
Para ser um voluntário do projeto de educação ambiental é preciso se identificar com área, ter 18 anos ou mais e não é necessária formação específica na área de meio ambiente.
O edital completo e o formulário de inscrições estão disponíveis nos links: https://bit.ly/4osNGYs (edital) e https://bit.ly/3Und1W5 (formulário).
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.