Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
As fortes chuvas na cidade de Cajazeiras, Sertão do Estado, causaram pânico na população ribeirinha da Barragem Engenheiro Ávidos, que gravaram vídeos e tiraram fotos de um buraco na represa.
Conforme o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) do Governo Federal, o buraco em questão não representa riscos generalizados à região e ele não significa um colapso da estrutura.
Ainda segundo os técnicos do Dnocs, o buraco abriu por causa da pressão da água das chuvas numa barreira de contenção chamada de ensecadeira, que existe para conter o fluxo da água quando o açude sangra.
Caso a ensecadeira se rompa e o açude venha a sangrar, haverá um maior fluxo de sangria e um aumento mais rápido do volume dos rios.
O órgão ainda informou que, por precaução, vai abrir as comportas da barragem para retardar a sangria. A água liberada vai para o Açude São Gonçalo e posteriormente para as Várzeas de Sousa.
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras já pediu que os moradores das comunidades ribeirinhas mais próximas ao açude deixem provisoriamente as casas.
O Corpo de Bombeiros está acompanhando a situação e orientando a população sobre possíveis riscos na área.
*com informações do JPB
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.