Fechar
O que você procura?
Foto: Reprodução/TVPB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
As fortes chuvas na cidade de Cajazeiras, Sertão do Estado, causaram pânico na população ribeirinha da Barragem Engenheiro Ávidos, que gravaram vídeos e tiraram fotos de um buraco na represa.
Conforme o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) do Governo Federal, o buraco em questão não representa riscos generalizados à região e ele não significa um colapso da estrutura.
Ainda segundo os técnicos do Dnocs, o buraco abriu por causa da pressão da água das chuvas numa barreira de contenção chamada de ensecadeira, que existe para conter o fluxo da água quando o açude sangra.
Caso a ensecadeira se rompa e o açude venha a sangrar, haverá um maior fluxo de sangria e um aumento mais rápido do volume dos rios.
O órgão ainda informou que, por precaução, vai abrir as comportas da barragem para retardar a sangria. A água liberada vai para o Açude São Gonçalo e posteriormente para as Várzeas de Sousa.
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras já pediu que os moradores das comunidades ribeirinhas mais próximas ao açude deixem provisoriamente as casas.
O Corpo de Bombeiros está acompanhando a situação e orientando a população sobre possíveis riscos na área.
*com informações do JPB
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.