Esportes

Flamengo consegue redução da pena e terá atacante na estreia do Carioca

Da Redação*
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 8:47

carlinhos flamengo

Foto: Gilvan de Souza / CRF

Continua depois da publicidade

O Flamengo conseguiu a conversão da pena de suspensão do atacante Carlinhos. Por isso, ele está liberado para jogar na estreia do Campeonato Carioca no próximo domingo.

Carlinhos recebeu 30 dias de suspensão por empurrar a cabine do VAR na partida contra o Grêmio, no Brasileirão. Além disso, também uma multa de R$ 5 mil.

A pena foi convertida em multa de R$ 20 mil. A punição aconteceu no dia 19 de dezembro.

O atacante só poderia jogar a partir do dia 19 de janeiro. Por esse motivo, perderia as duas primeiras rodadas do Estadual.

Carlinhos está com o elenco que vai disputar o Campeonato Carioca. Ele recebeu férias antecipadas no final do ano passado e se reapresentou no dia 27 de dezembro. O elenco viaja para o Nordeste no sábado.

Único centroavante disponível no elenco principal, o jogador não vem treinando como titular. Mesmo no grupo alternativo, ele deve ser reserva de Felipe Teresa pelo menos na estreia contra o Boavista, no domingo.

VAR/MUDANÇAS

O Campeonato Carioca de 2025 terá novidades no VAR. Dentre as alterações, está uma linha de impedimento com maior espessura e o cronômetro de jogo parado enquanto estiver acontecendo a checagem do lance.

O QUE ACONTECEU
A espessura da linha de impedimento será de 12cm. O objetivo é privilegiar o atacante, evitando situações “extremamente ajustadas”.

Se essas linhas se sobreporem, o jogador atacante estará em posição legal e o gol será validado. Dentro desse cenário, não teremos mais um ‘pezinho x ombrinho’, fortalecendo o conceito de mesma linha trecho do documento da Ferj.

O cronômetro será parado em toda intervenção do VAR. A regra vai valer tanto para uma checagem quanto para uma revisão, e o telão do estádio deverá informar o motivo da revisão.

Durante o processo de revisão, não haverá divulgação da imagem do lance no telão do estádio. A liderança vai acontecer apenas após a decisão do árbitro. A justificativa é que nem sempre a imagem liberada com antecedência será a imagem conclusiva para que o juiz faça a avaliação.

O Carioca 2025 adotará medidas inovadoras no VAR dentro das regras do jogo e do protocolo. Uma delas é o aumento da espessura da linha de impedimento que tem como objetivo privilegiar o gol e evitar lances extremamente ajustados, por vezes com imagens inconclusivas. Entedemos ainda que o VAR é ferramenta indispensável, que requer qualidade humana. Não é para culpar a tecnologia. Estamos confiantes no sucesso das mudanças, em prol do futebol cariocaJorge Rabello, Coordenador Geral do Departamento de Arbitragem do Rio de Janeiro (DEAF-RJ)

Nos jogos em que houver condições operacionais, a área de revisão será do lado oposto ao que ficam os bancos de reservas. A ideia é diminuir a pressão sobre o árbitro enquanto ele analisa o lance.

As mudanças foram debatidas e aprovadas pelos clubes. As entidades deram o aval em Conselho Arbitral da Ferj.

* IGOR SIQUEIRA, LUIZA SÁ E ALEXANDRE ARAUJO
(UOL/FOLHAPRESS)

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas