Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Além de sol, mar e verão, a cidade de Cabedelo segue promovendo esporte e inclusão. Na tarde desta sexta (31), o SkatePark, situado na praia do Miramar, foi o palco, pela 1ª vez, da realização do projeto “O Paraskate Chama”.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), e em parceria com Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK), Federação Paraibana de Skateboard (PB Skateboard) e Associação Metropolitana de Skate.
Com um público bem diversificado, a programação incluiu um workshop com paraskatistas; vivência do skate com crianças, adolescentes e até adultos (com ou sem deficiência); exibições de manobras dos paratletas; e ainda muita música, com a banda Rec no Banzo – formada por artistas cabedelenses e que faz grande sucesso no movimento rock pop local.
“É uma honra! É de uma grandiosidade imensurável estar recebendo um evento desse porte, de nível nacional, dentro do nosso município. Nós já fomos sede do Parasurfe e agora estamos abrindo as portas para o Paraskateboard. A gente como militante de direito, como pessoa de luta por pessoas com deficiência, só tem a agradecer a esta gestão. Esse momento é de muito aprendizado para toda nossa sociedade”, destacou a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Gabrielle Soares (Gaby da Inclusão).
“O Paraskate Chama” trouxe para Cabedelo a visita de paratletas que são referências no mundo todo, a exemplodo paulista Vini Sardi – ouro na estreia do Adaptive Skate Park dos X Games realizados em Minneapolis (Minnesota, EUA) em 2024; o curitibano Ítalo Romano – primeiro paraskatista do mundo a saltar a megarrampa de Bob Burnquist; e ainda o pernambucano Og de Souza – que desde os anos 80 é um dos pioneiros da categoria.
“Primeiramente, fico muito feliz, muito grato de estar aqui, a cidade é muito bonita! E a gente fica muito feliz de ter sido tão bem recebido aqui com esse evento, com a ideia de levar a inclusão, de levar a diversidade para as pessoas! E também de a gente poder mostrar um pouco do paraskate para outras pessoas com ou sem deficiência. E mostrar que pessoa com deficiência pode praticar esporte, inclusive radical, e em alto nível! A nossa missão é a divulgação do esporte e de, quem sabe, trazer novos superatletas aí para o nosso lado, já pensando em uma futura Paraolimpíada. E queremos trazer mais eventos pro Nordeste, por exemplo o Para Skate Tour”, ressaltou Vini Sardi, que também é presidente da ABPSK e um dos maiores embaixadores do paraskateboard.
Articulação do evento
Para sediar um evento desse porte e com representantes tão renomados em nível internacional é necessário ter uma articulação e um trânsito muito bom no meio esportivo. E o Paraskate Chama contou com uma dupla de peso nesse aspecto que, com o suporte da prefeitura de Cabedelo, pode tirar o projeto do papel.
O skatista pessoense Jason Alexande, proprietário da produtora IRRA! e presidente da PBSkateboard; e o cabedelense Paulo Lima, diretor técnico da Associação Metropolitana de Skate demonstraram gratidão com a realização do evento.
“Agradecemos a sensibilidade da Prefeitura de oportunizar e de agregar o verão da cidade, o esporte, e a gente conseguir trazer o Paraskate com grandes nomes pra cá! Cabedelo se torna na Paraíba a primeira cidade a trazer esse tipo de ação, então é muito importante! É um evento inclusivo que conta com a presença das pessoas sem deficiência também, pois isso é inclusão: poder juntar todo mundo e através do skate fazer essa vivência. A gestão municipal foi muito parceira nossa e, apesar do pouco tempo, já demonstra a valorização do tema Inclusão”, afirmou Alexander.
“Skate é uma magia, uma transformação! A nossa intenção é que a garotada desperte pra esse esporte e que a sociedade tenha um olhar diferenciado, mais respeitador e menos preconceituoso. Agradecer a Prefeitura e a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que fortaleceram geral”, agradeceu o skatista Paulo Lima, que também é fotógrafo e promotor de eventos esportivos e culturais.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.