Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Secom/PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto, nesta quinta-feira (2), com um repertório de culturas distintas. “Teremos música brasileira, como também dinamarquesa, norueguesa e americana, além do lindo concerto para violoncelo, apresentado pelo violoncelista principal da orquestra, Gabriel David”, adiantou o regente titular da OSJPB, Luiz Carlos Durier.
O concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 19h, na bilheteria da rampa 4, no limite de dois por pessoa.
“Três Danças para Orquestra”, do compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri, vai abrir a apresentação da orquestra jovem, seguida pelo “Concerto para Violoncelo n. 2, Opus 59”, do dinamarquês Franz Neruda, que terá a participação do violoncelista Gabriel David como solista.
A OSJPB segue executando a “Rapsódia Norueguesa n. 1, Opus 17”, de Johan Severin Svendsen, e “Suíte Flórida”, de Frederick Delius, com os movimentos Alvorada e Dança, Pelo Rio, Por do Sol Perto da Plantação e À Noite.
“O concerto inicia com a Dança Selvagem de Camargo Guarnieri, como meta de sempre apresentar as obras dos compositores do nosso país. O ritmo pitoresco e selvagem dá o caráter da música, que foi composta originalmente para piano solo”, contou o maestro.
“O concerto de violoncelo, de estética romântica, foi escrito pelo dinamarquês Franz Xaver Neruda e se tornou sua obra mais celebrada e tocada. A Jovem tem a honra de fazer a estreia brasileira em nossa cidade”.
Segundo Durier, a Rapsódia Norueguesa, de Johan Severin Svendsen, é uma joia musical, boa de tocar e boa de ouvir. “É um tipo de música popular rica em detalhes de desenvolvimento melódico. Tem um começo calmo e singelo, sempre prestando atenção à harmonia e ao contraponto rico e denso, para concluir apoteoticamente”, ressaltou.
“O destaque do concerto é, sem dúvida, a Suíte Flórida, de Frederic Delius, inspirada nas paisagens brilhantes e clima ameno nas plantações de laranja, onde esteve a trabalhar como administrador naquela região dos EUA”, continuou.
“Essa paisagem levou o compositor a descobrir sua verdadeira vocação. A de, através da música, pintar sonoramente suas impressões mais distintas e verdadeiras. A suíte descreve musicalmente um dia de um trabalhador e sua relação com a natureza. O amanhecer, o rio, o crepúsculo e a noite dos sonhos e do amor”, explicou Durier.
O violoncelista Gabriel David disse que é difícil descrever a mistura de emoção, nervosismo e gratidão que sente neste momento. “Viverei um dos marcos mais especiais da minha trajetória musical até aqui: subirei ao palco como solista pela primeira vez na carreira”, comemorou.
“Terei a honra de interpretar o Concerto para Violoncelo nº 2, de Franz Neruda, uma obra que, embora menos conhecida do grande público, é uma verdadeira joia do repertório romântico e que exige muita entrega. Estou profundamente feliz por ter a oportunidade de compartilhá-lo com todos vocês”, finalizou.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 28 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.
O solista
Gabriel David (violoncelista) – Nascido em 1997, Gabriel estuda violoncelo na Orquestra Criança Cidadã, projeto social fundado pelo Maestro Cussy de Almeida, desde 2006, na cidade do Recife. Durante esses 18 anos, tem estudado a partir da metodologia Suzuki, com diversos professores, tais como: Fabiano Menezes, Léo Guedes, Nilson Galvão Junior, todos em sua cidade natal.
Atualmente está sob a orientação do professor Doutor Pedro Augusto Huff, na Universidade Federal de Pernambuco. Participou também de master classes com Leonardo Altino, Nilson Galvão Jr., Quarteto Harlem, Cláudio Jaffé, Watson Clis e Georg Work.
Durante sua vida profissional, vem participando de diversas apresentações para autoridades públicas, como ex-presidentes e o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2014 apresentou-se para o Papa Francisco, em cerimônia no Vaticano (Itália) e para o Primeiro-Ministro de Portugal.
Em 2016, tocou no Plenário das Nações Unidas, em ocasião dos 70 anos da Unicef, em Nova York (EUA). Em 2015, participou da Turnê Brasil BNDES com a Orquestra Criança Cidadã, onde tocou ao lado do Maestro Spok e o violinista Clóvis Pereira. Ainda em 2015 gravou o álbum Concertos para Violino de Bach, com a solista Yoko Kubo (Japão), na cidade Roma (Itália).
Participou de festivais a exemplo do Femusc – Festival de Música de Santa Cantarina, Festival de Artes Vertentes – MG, Festival de Inverno de Garanhuns – PE, Festival Eleazar de Carvalho – CE e Festival Virtuosi – PE. Em 2022, atuou como estagiário da Orquestra Sinfônica do Recife e, no mesmo ano, como bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Durante seus estudos teve a oportunidade de ser regido por grandes maestros, como: João Carlos Martins, Victório Seccanti, Rafael Garcia, Kimcherie Lloyd, Lanfranco Marcelletti Jr. e Luiz Carlos Durier. Participou da Orquestra de Câmara de Pernambuco, Orquestra Sinfônica da UFPE, Sinfonietta da UFPE e Orquestra Sinfônica do Recife. Atualmente, Gabriel faz parte da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, onde atua como o principal do naipe dos violoncelos, e da Orquestra Sinfônica do Recife.
Entrada – A entrada para o concerto é gratuita, mas só terão acesso as pessoas que retirarem o ingresso na bilheteria da rampa 4, que estará aberta às 19h. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo, onde também serão entregues os ingressos para esse público. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.