Entretenimento

Viva Usina em João Pessoa: lançamento de livro, teatro, exposição e cultura popular

Da Redação com Ascom
Publicado em 10 de abril de 2024 às 18:08

projeto viva usina

Foto: Divulgação/Viva Usina/Arquivo

Continua depois da publicidade

O projeto Viva Usina preparou mais um final de semana de atrações culturais que valorizam os artistas paraibanos, na literatura, teatro, artes visuais e cultura popular. Toda a programação é gratuita e acontece neste sábado e domingo (13 e 14), na Usina Energisa.

No sábado (13), o Palco Bonde recebe mais um lançamento literário nesta segunda edição do Viva Usina. Às 18h, o autor Arthur Carvalho apresenta ao público seu primeiro livro intitulado ‘Nós Somos Jurássicos: Controle e Potência de Vida’. O lançamento vai contar com a mediação do escritor paraibano Jey Leonardo.

Ele explica que sua primeira publicação é uma análise do livro que gerou a saga Jurassic Park e faz uma homenagem ao autor Michael Crichton, que até hoje é o responsável por trazer o tema de volta ao nosso cotidiano.

“O intento do livro é refletir e reconhecer que a humanidade e os dinossauros descritos no livro não estão assim tão distantes um do outro. Perceberemos como nós estamos tão submetidos à sociedade de controle a partir da tecnologia e da ciência quanto os animais recriados em Jurassic Park”, comentou.

Sábado tem teatro

A atriz paraibana Lúcia Macedo encena o monólogo “Não me toques”, na Sala Vladimir Carvalho, às 20h, um espetáculo da Companhia Abra-te Sésamo. O texto, que foi escrito ainda durante a pandemia da COVID-19, evidencia toda a complexidade de sentimentos de uma mulher vítima de inúmeros abusos e que durante o isolamento social mata o marido. O espetáculo tem classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Para a intérprete Lucia Macedo, a performance traz à tona os abusos sofridos por uma garota desde a adolescência praticados por um tio. “Funciona como uma lente de aumento sobre situações de abusos sexuais e psicológicos que prosseguem até mesmo depois que ela casa”, explicou.

A direção do espetáculo é de Felipe Lima, que possui um histórico de encenações com temáticas femininas, como “Orquídeas Vermelhas para Casal” e “Quem Foi que Inventou o Brasil”.

Domingo com Cultura Popular

Para fechar o domingo, às 19h, o grupo de cultura popular Camboi de Pedras de Fogo se apresenta na Sala Vladimir Carvalho, mostrando toda a beleza e força dos folguedos populares. As apresentações do grupo valorizam expressões culturais típicas da Zona Litorânea da Paraíba e da Zona da Mata de Pernambuco, como o Cavalo Marinho, Coco de Roda, Maracatu Rural, Maculelê, Ciranda, Capoeira, Samba de Roda, Percussão Afro e Contação de histórias.

O grupo é formado por artistas populares, que tem contato com folguedos tradicionais desde criança e carregam consigo uma rica herança de família: a cultura deixada por seus avós.

Exposição

E o Viva Usina ainda traz em sua programação a exposição ‘Reino Animal em Movimento’, do artista Thiago Verdeee, que estará aberta à visitação de 13 de abril a 12 de maio.

Thiago Verdeee é autodidata, atuando com pintura, gravura, escultura e produção musical com foco em trilha sonora e performance musical experimental. Em sua pesquisa, busca na natureza símbolos para uma comunicação direta com o público. Já participou de exposições renomadas em Paris, São Paulo e Rio de Janeiro.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.