Educação e Ciência

Professor explica formas corretas de conjugar verbos irregulares

Da Redação
Publicado em 8 de agosto de 2025 às 9:50

imagem ilustrativa escrita escrever

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Durante a edição desta sexta- feira (8) do quadro semanal “Dicas de Português”, transmitido no Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, o professor Golbery Rodrigues trouxe orientações sobre a conjugação correta de alguns verbos que geram dúvidas frequentes: valer, caber e colorir.

Golbery começou explicando que o verbo valer é irregular e apresenta o “LH” apenas na primeira pessoa do singular do presente do indicativo: eu valho, tu vales, ele ou ela vale, nós valemos.

Já o verbo caber também é irregular e tem o “I” somente na primeira pessoa do singular: eu caibo, tu cabes, ele ou ela cabe. “Embora possa soar estranho, essa é a forma correta, pois o verbo sofre alteração na raiz nesse tempo verbal”, explicou.

golbery rodrigues

Foto: ParaibaOnline/Arquivo

Por fim, o professor abordou o verbo colorir, que é considerado defectivo, ou seja, não possui conjugação completa em todos os tempos e pessoas verbais. Ele destacou que não existe a forma “eu coloro”, já que a conjugação se inicia a partir da segunda pessoa do singular: tu colores, ele ou ela colore, nós colorimos. No pretérito perfeito, a forma correta é eu colorei, tu coloriste.

“São detalhes que fazem diferença na comunicação e na escrita correta. É importante conhecermos essas formas para aplicarmos corretamente no dia a dia”, concluiu Golbery.

Ouça o podcast.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande