Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Codecom-CG/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Na madrugada desta sexta-feira (08) os estudantes da rede municipal retornaram para Campina Grande após concluírem a programação da AIMO (Olimpíada Asiática Internacional de Matemática).
Foram dois dias de viagem até chegarem em solo brasileiro, depois de passar uma semana no Japão para realizar a prova de matemática. Eles também visitaram a Disney de Tóquio, o Templo de Asakusa e desfrutaram da cultura japonesa.
A viagem foi um marco para os estudantes da rede pública de Campina Grande. Muitos nem sequer viajaram de avião antes dessa oportunidade.
Os estudantes não voltaram apenas com muito aprendizado, conhecimentos de uma cultura nova, experiências e memórias que ficarão guardadas para sempre. Mas também trouxeram para casa sete menções honrosas, que conquistaram após a prova da AIMO.
Esse marco é conquistado em resultado de muito esforço e inúmeras aulas assistidas, simulados respondidos e horas estudadas.
A estudante Alane Sophi fala de suas impressões da viagem e dos japoneses. “Eu conheci a cultura deles. Eles são muito educados, bem apressados e muito organizados. As comidas são um pouquinho diferentes e adocicadas. Conhecemos o templo, a Disney, várias outras coisas. E eu gostei mais de fazer a prova”, disse.
Para acompanhar as crianças, cinco adultos também foram nessa viagem. Um deles foi a Gestora de Projetos da Secretaria de Educação, Fabíola Gaudêncio.
“Eu avalio a viagem que as crianças realizaram como uma oportunidade única na vida delas, não só pelo aspecto educacional, mas também pelo aspecto cultural, social e, sobretudo, no aspecto de aprendizagem de vida. Toda a vivência que eles tiveram lá, todas as oportunidades de conhecer uma cultura diferente da nossa, de estar em outro continente, explorando toda a área de conhecimento, os passeios que realizaram. Então, pelo relato delas, essa realização da AIMO foi, além de muito desafiadora, foi também enriquecedora. É um aprendizado para a vida”, declarou.
O professor de matemática Alecio Soares, que preparou os estudantes com aulas extras e provas antigas da AIMO, também esteve presente para dar apoio nessa viagem. Ele nos conta suas considerações.
“Eu acredito que foi uma experiência cultural incrível, na qual os estudantes foram imersos em uma cultura diferente, em um país que tem uma língua diferente. Eles tiveram a oportunidade de ir muito além da matemática. Em relação ao desempenho, eu acredito que eles foram muito bem, a AIMO é uma prova muito difícil, a maior olimpíada de matemática da Ásia. A prova foi em inglês, então tiveram também o obstáculo da língua”, ressaltou.
Em solo brasileiro, os sete estudantes da rede municipal de ensino de Campina Grande levarão consigo essa experiência para o resto da vida, assim, incentivando cada vez mais outras crianças que sonham em crescer através dos estudos.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.