Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Secom/PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Como segundo maior produtor de cachaça de alambique do Brasil, a Paraíba sedia a 5ª edição do Brasil Cachaças 2025 em João Pessoa, um festival que acontece de quarta (22) a sábado (25).
O evento movimenta uma cadeia produtiva de grande valor econômico e conta com parcerias estratégicas, como apoio do Sebrae Paraíba.
Com a missão de valorizar a bebida genuinamente brasileira, o festival possui uma programação vasta e diversificada para apoiar produtores do estado e de todo o País na divulgação, valorização e fomento do setor.
Na abertura foi realizado o 5º Seminário de Cachaças do Brasil, no auditório do Sebrae PB. Especialistas, produtores e autoridades do setor se reuniram para trocar conhecimentos técnicos, científicos e práticos sobre toda a cadeia produtiva da cachaça.
O público teve a oportunidade de fazer contatos e assistir a palestras relevantes, como a que abordou a aplicação da inteligência artificial no setor, apresentando a primeira cachaça desenvolvida a partir dessa tecnologia.
Parcerias estratégicas
O gestor de Agronegócio do Sebrae PB, Pablo Queiroz, falou sobre a participação do Sebrae no evento como patrocinador e também como uma instituição voltada para apoiar os produtores de cachaças do estado.
“Queremos proporcionar a comercialização, o foco principal das feiras, junto aos produtores, principalmente de cachaça da Paraíba. Há uma integração de algumas cachaças de fora do estado e de todo esse movimento das instituições parceiras que atendem os produtores da Paraíba. É importante lembrar que este ano temos a participação de produtores de queijos do estado, muitos deles atendidos pelo Sebrae em relação à sua legalização e adequação para me lhor inserção no mercado”, afirmou.
Fernanda Melo, organizadora do Festival Brasil Cachaças 2025, destacou a principal missão do evento.
“O festival está em sua quinta edição e tem como missão divulgar a bebida genuinamente brasileira, que é a cachaça. Ela possui valores históricos, culturais, antropológicos e econômicos para o povo brasileiro. Trazemos, neste evento, o seminário com muito conhecimento, inovações, tecnologia e casos de sucesso”, enfatizou. Ela falou ainda sobre a parceria com o Sebrae. “É fundamental! Sempre contamos com o Sebrae em nossas ações, e com a cachaça não poderia ser diferente. A cachaça é negócio e a missão da instituição é apoiar esses pequenos negócio s.”
“É um momento de discutir não só o comércio, mas também a governança nas questões econômica e social, inclusive porque a mão de obra qualificada está diminuindo neste segmento, e a governança na sustentabilidade, já que a cachaça vem do campo. O Senar, braço da Federação da Agricultura na defesa do produtor da agroindústria da cachaça, e o Senac, braço da educação, vêm investindo forte na capacitação e na melhoria da qualidade do produto”, ressaltou Sergio Martins, Superintendente do Senar da Paraíba/Faepa/Senar Paraíba.
Festa no Espaço Cultural
A partir desta quinta-feira (23) até sábado (25), a programação será no Espaço Cultural José Lins do Rego com a realização da Feira das Melhores Cachaças do Brasil.
O evento reunirá empresas produtoras de 14 estados brasileiros, oferecendo ao público uma experiência completa: sala de negócios; exposição e comercialização de cachaças; degustações e lançamentos de produtos, entre outros atrativos. Em paralelo, o Brasil Cachaças 2025 sedia o Salão do Queijo da Paraíba, valorizando a produção artesanal local e promovendo a harmonização perfeita entre a cachaça e os queijos paraibanos.
Voz dos Produtores
Os produtores de cachaça e queijo também destacaram a importância do evento para seus negócios. Rubia Rezende, produtora do Engenho Gran Raiz, em Mamanguape, começou o negócio cem 2010.
“Para nós, este é um evento muito importante onde reunimos as melhores cachaças e produtores que vêm mostrar seus produtos ao público, e sempre houve uma adesão muito grande. Espero que este seminário venha esclarecer muitas coisas. O mundo da cachaça está em constante evolução, e quanto mais se estuda, mais se aprende. Que este seminário abra os horizontes dos produtores”, disse.
José Odon, produtor de Queijos Artesanais de Juazeirinho, compartilhou suas expectativas. “Esta é uma grande oportunidade para mostrarmos nossos produtos e a qualidade do nosso trabalho”, reforçou. Ele destacou ainda o apoio do Sebrae para o setor. “O Sebrae é uma instituição muito importante para o nosso segmento; temos trabalhado com eles desde o início, tanto no apoio logístico quanto na comercialização e participação nos eventos”, afirmou.
A iniciativa conta ainda com a parceria institucional de entidades como Fecomércio Paraíba, FAEPA/SENAR e Banco do Nordeste, e o apoio da Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Alambique (ANPAQ), Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Programa Empreender Paraíba e Fundação Espaço Cultural (Funesc).
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.