Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Durante um evento realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiepb), em Campina Grande, o economista Érik Figueiredo trouxe importantes reflexões sobre os desafios econômicos e os impactos da reforma tributária para a região.
Em entrevista ao ParaíbaOnline, Figueiredo alertou sobre as consequências da recente aprovação da reforma tributária para as indústrias fora do eixo Sudeste, além de destacar a importância de políticas regionais específicas.
Segundo o economista, uma das principais preocupações é o efeito negativo da reforma sobre a desconcentração industrial, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que há décadas buscam fomentar o desenvolvimento de setores produtivos locais.
“A reforma tributária será um desastre para a indústria fora do Oeste de São Paulo. Nós temos uma política de desconcentração industrial que começou na década de 60, e essa reforma pode colocar isso abaixo, reconcentrando a indústria de novo na região Sudeste. Foi muito pouco debatido e é fundamental que, na parte da regulamentação, busquemos alternativas, pois há muito pouco o que fazer agora que o texto está aprovado”, afirmou Figueiredo.
Ele ressaltou a necessidade de um olhar mais cuidadoso para as potencialidades regionais, apontando que as soluções para o crescimento industrial não podem ser generalizadas para todo o estado da Paraíba.
“Nós temos que, primeiro, pegar o mapa da Paraíba e identificar as potencialidades regionalizadas. Não existe uma solução única para todo o Estado. A partir dessas soluções, devemos buscar políticas mais abrangentes que possam trazer de volta o desenvolvimento da indústria paraibana”, completou.
Veja o vídeo:
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.