Economia

INSS: tempo de contribuição mínimo e idade necessária para aposentadoria

Da Redação*
Publicado em 9 de abril de 2024 às 9:58

sede inss

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

No quadro “Minha Aposentadoria”, do programa Conexão Caturité, Marcus Vinícius, gerente regional do INSS em Campina Grande, compartilhou informações para aqueles que buscam entender melhor seus benefícios previdenciários e proteger seu futuro financeiro.

Uma das perguntas foi de uma ouvinte que possui o tempo de contribuição mínimo exigido, mas ainda não atingiu a idade necessária.

Marcus esclareceu que, mesmo quando se deixa de contribuir para o INSS, existe um período chamado “período de graça”, durante o qual a pessoa ainda tem direito a receber benefícios previdenciários.

No caso da ouvinte, que já contribuiu por mais de 120 meses, ou seja, mais de 10 anos, ela terá um período de graça de no mínimo 24 meses. Durante esse período, ela poderá receber benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros, caso seja necessário.

Além disso, se a ouvinte realizou algum requerimento de seguro-desemprego ou benefício do INSS, esse período de graça pode ser estendido para até 36 meses, garantindo ainda mais segurança financeira durante essa transição para a aposentadoria.

marcus vinicius inss

Foto: ParaibaOnline

Ouça o podcast e entenda.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.