Concurso e Emprego

Tudo o que você precisa saber antes de fazer a prova do CNU 2025

Da Redação*
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 11:00

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

As provas da segunda edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão aplicadas no próximo domingo (5), restando menos de uma semana para que os candidatos finalizem os estudos e organizem o que levar no dia do exame.

Neste momento, é importante que os participantes esclareçam eventuais dúvidas e se preparem para que o dia da prova seja mais tranquilo, evitando que imprevistos aumentem a ansiedade de quem aguarda o concurso há meses.

As principais informações sobre a aplicação do exame estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, que traz dados como horário e local da prova, número de inscrição e registro de atendimento especializado ou uso do nome social, quando solicitado.

COMO CONSULTAR O LOCAL DA PROVA
Para consultar o local de prova, o candidato deve acessar o site da FGV e clicar em “Página de Acompanhamento”. Em seguida, será direcionado ao site do concurso, onde precisará fazer login com a conta Gov.br. Depois, é necessário entrar na Área do Candidato, onde estarão disponíveis o local de prova e as demais informações presentes no cartão de confirmação.

QUANDO SERÃO APLICADAS AS PROVAS?
Para cargos de nível superior, a prova objetiva será realizada em 5 de outubro, das 13h às 18h, e a discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 16h.

Os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas nos mesmos dias, mas em horários reduzidos: 5 de outubro, das 13h às 16h30, e 7 de dezembro, das 13h às 15h.

O QUE PRECISO LEVAR PARA A PROVA?
Caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identificação original com foto e comprovante de inscrição.

QUE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO SÃO ACEITOS?
– Carteiras expedidas por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
– Carteiras de órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
– Passaporte brasileiro;
– Certificado de reservista;
– Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
– Carteira de trabalho;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Documentos digitais com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e carteira de identidade digital), apresentados nos aplicativos oficiais.

QUAIS DOCUMENTOS NÃO SÃO ACEITOS?
Documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

A cópia do documento, mesmo autenticada, não será aceita. Em caso de perda, roubo ou furto do documento de identificação o candidato deverá apresentar documento que comprove o registro da ocorrência em órgão policial, emitido no máximo dez dias antes da prova.

QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR NA SALA?
– Prova objetiva: 2 horas após o início
– Prova discursiva: 1 hora após o início

O candidato poderá levar o caderno de prova para casa apenas se a saída ocorrer na última hora do horário previsto para o término da prova.

As três últimas pessoas na sala deverão permanecer juntas até que todas entreguem os materiais de prova. Seus nomes serão registrados na ata de sala e será necessário assinar o documento antes de ser liberada.

QUANDO SERÁ DIVULGADO O GABARITO?
O edital do concurso prevê que a divulgação preliminar dos gabaritos oficiais das provas objetivas será feita no dia 6 de outubro. O gabarito preliminar não contempla a análise de recursos a questões, que costumam ser apresentados pelos candidatos.

O QUE FAZ UM CANDIDATO SER ELIMINADO?
Será eliminado o candidato que, durante a realização das provas, estiver portando aparelhos eletrônicos, como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha.

Também será eliminado o candidato que tiver sua prova anulada. Entre as situações que levam à anulação estão: dar ou receber auxílio para a execução da prova; utilizar calculadoras, livros, anotações ou qualquer material de consulta; comunicar-se com outros candidatos; portar aparelhos eletrônicos ou objetos proibidos; iniciar a prova antes da autorização do fiscal; desrespeitar a equipe de aplicação, autoridades ou demais candidatos; não entregar o material devidamente assinado ao término; afastar-se da sala sem acompanhamento de fiscal; sair com cartão de respostas, folha de textos definitivos ou caderno de prova antes do tempo permitido; entre outros.

POSSO LEVAR ALIMENTOS E BEBIDAS?
Sim, desde que sejam alimentos de consumo rápido e bebidas em recipientes transparentes, sem rótulos ou qualquer elemento que impeça a visualização do conteúdo. Não é permitido portar embalagens que não sejam transparentes.

COMO POSSO ACESSAR O EDITAL?
Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no edital geral do CNU 2, publicado no site da FGV. Também neste endereço estão disponíveis os anexos de cada bloco temático.

VEJA O CALENDÁRIO DO CNU 2025
Prova objetiva – 05/10/2025
Convocação para prova discursiva – 12/11/2025
Convocação (confirmação de cotas e PcD) – 12/11/2025
Envio de títulos – 13/11/2025 a 19/11/2025
Procedimentos de confirmação de cotas – 8/12/2025 a 17/12/2025
Prova discursiva para habilitados na 1ª fase – 07/12/25
Previsão de divulgação da primeira lista de classificação – 30/01/2026

*JÚLIA GALVÃO/Folhapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande