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Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Uso de IA nas plataformas de mídias sociais

Por Alexandre Moura
Publicado em 27 de março de 2025 às 8:30

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Continuando a “série” de colunas sobre a utilização de IA (Inteligência Artificial) em diversos setores da economia e da atividade humana, hoje escrevo sobre o “uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais”. Essas plataformas têm se tornado cada vez mais sofisticadas e “intensas” no uso da IA, particularmente, para otimizar a “moderação de conteúdo” e impulsionar o engajamento dos usuários.

A seguir, algumas das principais formas como a IA está sendo utilizada nessas plataformas. “Personalização de Conteúdo”: Uma das aplicações mais visíveis da IA em mídias sociais é a personalização de conteúdo. Algoritmos de aprendizado de máquina analisam o comportamento dos usuários, incluindo “curtidas”, compartilhamentos, tempo de visualização e interações, para sugerir conteúdos mais relevantes e de interesse individual.

Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e “X” utilizam “sistemas de recomendação” que ajustam os feeds de notícias (funcionalidade de redes sociais e aplicativos de notícias, que permite ao usuário receber informações e conteúdos relevantes de forma personalizada, também conhecidos como “Timeline”), em tempo real, com o objetivo de aumentar o engajamento.

Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (II)

Na “Moderação de Conteúdo”, a IA desempenha um papel crucial, ao identificar postagens que violam as diretrizes da comunidade, como violência, assédio e Fake News. Modelos de PLN (Processamento de Linguagem Natural) e Visão Computacional são aplicados e usados, para detectar automaticamente textos, imagens e vídeos impróprios e/ou com restrições.

No entanto, essa abordagem ainda enfrenta desafios, pois a IA pode “interpretar mal o contexto” de algumas postagens, exigindo a revisão humana.

Outra aplicação de IA cada vez mais utilizada pelas empresas, que utilizam redes sociais para interagir com clientes, são “Chatbots” que fornecem respostas automáticas e suporte instantâneo, a custos extremamente baixos.

Esses chatbots, impulsionados por PLN, podem responder a perguntas cada vez mais complexas, encaminhar solicitações para “agentes humanos” e até mesmo “aprender” com interações passadas, para melhorar suas respostas futuras.

A IA também é amplamente empregada para “Analisar o Sentimento” dos usuários em postagens, comentários e menções de marcas.

Essa análise ajuda empresas, criadores de conteúdo e jornalistas, a compreender a percepção do público-alvo sobre seus produtos, serviços, campanhas publicitárias e matérias jornalísticas.

Algoritmos de PLN podem identificar se um comentário é positivo, negativo ou neutro, auxiliando na tomada de decisões operacionais e estratégicas.

Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (III)

Outra aplicação muito importante é a “Geração Automática de Conteúdo” (de forma semelhante ao que mencionei em uma coluna anterior, sobre o uso de IA no Jornalismo).

Recentemente, modelos de IA, como o “GPT” (em suas várias versões), têm sido utilizados para gerar legendas, traduções automáticas (inclusive com voz), postagens de matérias, vídeos curtos e até mesmo produzir “Podcasts”.

Essa tecnologia pode ajudar influenciadores e “marcas”, na criação de conteúdos rapidamente, economizando tempo e esforço na produção de “material informativo digital”.

Outro uso importante de IA é na “Detecção de Comportamentos Suspeitos” nas mídias sociais. Para combater atividades maliciosas, como fraudes, contas falsas e disseminação de desinformação, as plataformas usam IA para detectar padrões suspeitos.

Essas ferramentas de IA analisam comportamentos anômalos, como a criação de múltiplas contas, “interações inorgânicas” e disseminação massiva de links, ajudando manter a integridade do ambiente digital.

Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (IV)

Com o rápido crescimento de aplicações/soluções de IA sendo usadas nas Mídias Sociais, algumas questões/problemas ainda precisam ser endereçadas/debatidos/resolvidos. A exemplo do viés algorítmico, da privacidade dos usuários (no caso do Brasil, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados deve ser observada) e da falta de transparência nos critérios de recomendação.

Além disso, o impacto do consumo excessivo de conteúdo personalizado, pode levar à criação de “bolhas de informação” e polarização social.

Para finalizar, vale destacar/reforçar que o uso de IA em Mídias Sociais está revolucionando a forma como interagimos e principalmente, “consumimos conteúdo”.

Se aplicada de maneira responsável, a IA pode melhorar a experiência dos usuários, promover interações mais saudáveis e auxiliar na criação de um ambiente digital mais seguro.

No entanto, é essencial que haja um equilíbrio entre inovação tecnológica e considerações éticas, para garantir que essa “inovação” beneficie a sociedade como um todo.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

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