Blogs e Colunas

Benedito Antonio Luciano

Benedito Antonio Luciano

Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Reflexões de um professor aposentado, mas não inativo

Por Benedito Antonio Luciano
Publicado em 30 de abril de 2025 às 8:29

Continua depois da publicidade

Em 29 de abril de 2021, despedi-me oficialmente das funções institucionais como professor titular e pesquisador vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atuei nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica.

A aposentadoria chegou de forma planejada, como um rito natural, após quase quarenta e quatro anos de dedicação ao ensino, à pesquisa e à formação de gerações de estudantes que, assim como eu, se tornaram engenheiros eletricistas.

No entanto, o afastamento das atividades acadêmicas presenciais não significou o desinteresse pela ciência e pela tecnologia — muito pelo contrário, abriu espaço para uma nova forma de olhar para essa trajetória e para os caminhos que ainda desejo trilhar.

Depois da aposentadoria, percebo que a docência continua viva em mim. Volta e meia, pego-me lembrando de algo ocorrido em sala de aula ou em laboratórios, das dúvidas instigantes dos alunos, das madrugadas revisando artigos, dissertações e teses, ou preparando material didático. Lembro também das atividades em equipes de pesquisa e desenvolvimento, das consultorias realizadas e das participações em eventos nacionais e internacionais.

Iniciei minha carreira docente no segundo semestre letivo de 1977, aos 22 anos de idade, lecionando Física Teórica e Física Experimental no Departamento de Ciências Básicas. Por muito tempo, a universidade foi muito mais do que apenas um local de trabalho: foi quase meu segundo lar. Nela, tanto aprendi quanto ensinei, vivenciando bons e maus momentos. A vida é assim! Tudo serve como aprendizado, pois o tempo é o nosso grande mestre.

A experiência da aposentadoria também tem sido parte desse aprendizado. Livre das desgastantes e penosas obrigações burocráticas, retomei o prazer das leituras sem pressa, a prática do jornalismo científico e da produção literária, das conversas informais e do compartilhamento de reflexões com ex-alunos que hoje são colegas e amigos.

Muitos desses laços, cultivados ao longo da carreira, permanecem vivos e ativos, o que me faz acreditar que o papel do professor transcende o tempo e o espaço institucional. No ambiente extra-acadêmico, tenho conhecido e convivido socialmente com pessoas de diferentes formações, ampliando minha rede de contatos.

Para mim, olhar para o passado é um exercício de gratidão. Sou grato aos professores com quem interagi ao longo de minha formação acadêmica, em particular aos orientadores do mestrado e do doutorado; aos alunos, pela curiosidade e pelo desafio constante de ser um professor melhor; aos colegas, pelo companheirismo e pelas trocas de informações; e, sobretudo, a Deus, por ter me permitido viver com intensidade a profissão que escolhi.

A gratidão, nesse contexto, não é apenas um sentimento pessoal, mas uma postura ética diante da vida e do exercício profissional. Essa valorização do passado serve como fundamento para a continuidade de um legado que se manifesta no desejo de seguir contribuindo.

Assim, sigo aposentado, mas não inativo. Idoso, mas com a mente inquieta, cheia de ideias e disposto a contribuir com o debate público e com a produção de conhecimento, o que me mantém tão motivado quanto antes.

Afinal, ser professor, por vocação e amor, é algo que nunca se aposenta completamente.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande