Fechar
O que você procura?
Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Continua depois da publicidade
A base científica e tecnológica em Campina Grande-PB pode ser atribuída à criação da Escola Politécnica da Paraíba (POLI), mediante lei sancionada pelo então Governador José Américo de Almeida, em 6/10/1952.
Se a POLI foi a base, a Associação Técnica Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (ATECEL), instituída em 5/8/1967; a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), criada em 21/12/1984; e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), em 6/7/1992, são os pilares sobre os quais foi erguido o edifício da Ciência, Tecnologia e Inovação em Campina Grande.
A ATECEL, como primeiro pilar, foi criada por professores da antiga Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a forma de entidade de direito privado, sem fins lucrativos.
A criação da ATECEL teve como objetivo inicial apoiar os programas de Pesquisa e Extensão no Campus II da UFPB, em Campina Grande. Porém, ao longo do tempo, ela tem prestado serviços de consultoria, elaboração de projetos e treinamento de pessoal nas diversas áreas do conhecimento.
Na prática, a ATECEL viabiliza a interação entre a UFCG e a sociedade mediante convênios, consultorias ou contrato de serviços. Essa forma de articulação proporciona a oportunidade para que os vários setores da UFCG desenvolvam programas de pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços.
O fato é que, ao longo de sua existência, a ATECEL tem prestados inúmeros serviços à universidade e à sociedade. Por isto, ela foi declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 3.738 de 20/12/1974 e pela Lei Municipal Nº 03-D/74-GP de 15/3/1974.
Como segundo pilar, destaca-se a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), instituição sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico e o empreendedorismo, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Campina Grande.
Neste contexto, a Fundação PaqTcPB tem se destacado como incubadora de empresas, contribuindo para o desenvolvimento de empresas de bases tecnológicas e para o desenvolvimento econômico local e regional.
O terceiro pilar é a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), criada pela Lei nº 5.624, em 6/7/1992, como órgão de direito público, integrante do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia.
Na sua concepção, a FAPESQ foi instituída com o objetivo de promover, estimular e apoiar programas e projetos de pesquisa realizados em instituições públicas ou privadas no Estado da Paraíba que possam contribuir para o fortalecimento do Estado.
Desde então, as áreas do conhecimento a partir das quais são induzidos projetos de pesquisas, de capacitação e de informação por meio dos Programas da FAPESQ são as seguintes: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.
Aos interessados, seguem informações que podem ser úteis: a sede administrativa da ATECEL está localizada em Campina Grande-PB, no Bloco BP da UFCG, na Rua Aprígio Veloso, 882 – Bairro Universitário; a FAPESQ está situada em Campina Grande, na Rua Emiliano Rosendo Silva, S/N – Bairro de Bodocongó, num prédio vizinho às instalações do PaqTcPB.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.