Blogs e Colunas

Edjamir Sousa Silva

Edjamir Sousa Silva

Padre e psicólogo.

Passar para a outra margem

Por Edjamir Sousa Silva
Publicado em 24 de junho de 2024 às 16:00

Continua depois da publicidade

O evangelho para este XII Domingo do Tempo Comum é o de Marcos 4, 35-41. Uma perícope que só pode ser compreendida na perspectiva dos capítulos anteriores: Jesus entra na Sinagoga e cura um homem com a mão atrofiada, confronta-se com as lideranças judaicas dos grupos dos fariseus, saduceus e herodianos.

Nessa ocasião, Jesus entra na casa de Pedro (Cafarnaum) onde cura a sua sogra, cura muitos outros doentes e é confrontado pela sua família que achava que Jesus estava fora de si.

Jesus é o Senhor das andanças. No texto de hoje o ambiente é o mar. Ele está com seus discípulos dentro de um barco passando de uma margem à outra. Os discípulos estão com medo por causa do vento forte que sopra violentamente contra eles, mas Jesus dorme.

O texto fala de um movimento que implica uma questão vital PASSAR DE UM LUGAR PARA OUTRO SEM MUITO MEDO DO QUE SE POSSA ENFRENTAR.

Ao contrário de Jonas, Jesus desperta para enfrentar os perigos do mar. A Palavra de Jesus acalma não só os ventos, o mar, mas também os discípulos.

“A outra margem” é caminho da Nova Aliança que exige fé e ousadia: “quem crer, será salvo!” (cf. Mc 16,16). A canção de Nelson Mota diz “Segura na mão de Deus, não olhes para trás (…) e vai…”. A decisão de cruzar para o outro lado da margem implica o enfrentamento de muitas tentativas de “tentaram-lhe afundar”.

É verdade que a travessia implica muitos medos e até mesmo medos desconhecidos, pois não somos super- homens, temos que saber reconhecer nossos limites; somos só sonhadores de um “novo céu e uma nova terra” (cf. Ap 21, 21), algumas vezes acompanhados da irmã-solitude.

Você já teve de modificar rumos em sua vida? Teve medo? É dentro desse ambiente de tanta fragilidade que o discípulo, com fé, cresce espiritualmente e humanamente.

Desde muito cedo a vida é feita de travessias e mudanças de margens: Bebê… Adolescência… Juventude…Adulta. Mudança de residência, mudança de profissão, mudança de mentalidade, mudança de comportamentos, etc. Da injustiça para a justiça, da servidão que oprime à liberdade, do vício à vida virtuosa, de uma religião alienada para uma religião libertadora. É FUNDAMENTAL O CAMINHAR, A PASSAGEM QUE CARACTERIZA A ESPIRITUALIDADE PASCAL.

O “caminhar com fé” nos lembra a canção: “Minha vida é andar por este país. (…). Chuva e sol, poeira e carvão, longe de casa sigo o roteiro, mais uma estação e a alegria no coração (…)”. (Luiz Gonzaga/ Herve Cordovil).

O segredo da passagem pelo “mar da vida” continua sendo levar Jesus no caminho. Boa passagem aos que se arriscam em viver, em ousar atravessar, sem medo de se perder e se reencontrar, sem medo da incompreensão ou medo de deixar para traz muita coisa que um dia lhe foi significativo.

A prudência do evangelho ensina que se deve temer aqueles que lhe tiram a pulsão de vida que há dentro de você. De quem lhe impede de caminhar com liberdade. Tenha medo de que quem rouba seus sonhos e quer jogar sua existência numa vida sem vida.

CORAGEM! SEGUE EM FRENTE!
Boa semana!

 

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.