Blogs e Colunas

Regina Amorim

Regina Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa no Sebrae Paraíba.

O futuro se constrói agora ao exercitar o imaginário

Por Regina Amorim
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 12:26

Continua depois da publicidade

A diversidade das economias nos tempos atuais, determinada pelas diferenças regionais e diversidade social, contribui para as diferentes sociedades, em estágios diferentes de desenvolvimento, que representam vários Brasis, com diferentes períodos de evolução.

José Américo de Almeida, crítico social e pensador político, em seu livro de 1923, “A Paraíba e seus Problemas” destaca a força do povo paraibano e dos brasileiros, diante de uma minoria dominadora que não reconhece os direitos do seu povo, de quem efetivamente tem produzido por esse País.

A leitura do livro, escrito há quase cem anos, ainda é considerada uma inspiração para o fortalecimento e o desenvolvimento integrado e sustentável da Paraíba, rica de oportunidades, criatividade e autenticidade. Foram os fatos passados que moldaram o presente e que possibilitam imaginar o futuro.

As narrativas históricas e inspiradoras de cada problema, ajuda na superação de novos desafios e a enxergar oportunidades. É preciso estar em movimento inspirando pessoas empreendedoras, pois os pequenos negócios, são a verdadeira força do Brasil, que já somam 95% do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O futuro se constrói agora ao exercitar o imaginário. É um convite para que o passado nos inspire e amplie a nossa imaginação. Apenas os humanos têm a capacidade de imaginar e criar. Olhar para o futuro é olhar o território como uma causa comum. A capacidade de sacrificar o interesse próprio pelo bem comum é a condição mais assertiva para a colaboração e cooperação. Não devemos permitir que forças externas influenciem as pessoas a deixarem de lado suas diferenças e de fazerem sacrifícios em prol do bem comum.

O conhecimento continua a ser relevante para todos os empreendedores, profissionais, educadores e políticos. É o conhecimento que nos possibilita enfrentar e superar as crises de nosso tempo e semear uma nova civilização. Imaginar a Paraíba e suas oportunidades é aprender a viver na incerteza, a respirar fora da bolha. Pessoas animadas, fortes e criativas é quem mudará o atual processo de civilização, diante de uma crise ambiental, econômica e humana.

Da escassez de água ao uso indevido da inteligência artificial, a humanidade enfrenta desafios cada vez mais difíceis de superar. Precisamos reimaginar o futuro, sair da inércia para uma nova perspectiva prática, ousada e criativa. Acreditar em você, como protagonista da mudança, é o que torna possível o amanhã.

É preciso olhar para o passado para projetar um caminho do futuro regenerativo da humanidade, que tão urgentemente necessitamos. O modelo de economia criativa e circular contribuem para os princípios ambientais e de design, ao substituir modelos industriais lineares e os processos obsoletos de “extrair, criar, usar e desperdiçar”. É fundamental que mais empresas integrem em seus modelos de negócios, a criação de produtos com base na circularidade, mesmo conscientes de que isso não é suficiente para uma economia regenerativa efetiva.

Podemos aprender com a história, para lidar com os desafios da era digital, com os impactos tóxicos das redes sociais e Fake News, que manipulam a atenção humana. O consumidor, como foco de ganho financeiro, mostra como a IA representa continuidade na história do capitalismo, ou seja, IA é um componente de um super sistema do capitalismo.

A Paraíba e suas oportunidades passa pela evolução na educação, para maior estímulo às economias criativa, colaborativa e circular. Quanto maior o número de empreendedores inseridos nas novas economias, mais haverá ética, consciência ambiental, mais produtos e serviços inovadores e sustentáveis no mercado, mais práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança nas empresas e na sociedade.

No tempo atual em que a democracia, palavra grega que significa poder do povo, não cumpre seu papel e seu propósito, está na hora de uma nova narrativa sobre ela, que possibilite a descoberta de práticas democráticas inovadoras.

Precisamos agir rápido, para transformar a crise ambiental em oportunidade, seguir um novo caminho em direção à civilização ecológica, com nova ideias, visões de mundo e políticas que mudam a sociedade.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande