Blogs e Colunas

Benedito Antonio Luciano

Benedito Antonio Luciano

Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Movimento Negro em Campina Grande (IV)

Por Benedito Antonio Luciano
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 8:00

Continua depois da publicidade

Por último, após apresentar a cronologia relativa ao Movimento Negro em Campina Grande (MNCG) entre os anos de 1980 e 1998, nesta Parte IV são apresentados alguns fatos relevantes ocorridos entre 1999 e 2002.

Em 15 de fevereiro de 1999, a convite da comissão organizadora do Fórum Aberto do VIII Encontro para a Nova Consciência e do MNCG, o professor Henrique Cunha Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou a palestra intitulada “Negras raízes africanas na construção do Brasil”.

Em 16 de fevereiro, Benedito Antonio Luciano (MNCG) e Henrique Cunha Júnior (Movimento Negro de São Paulo) foram entrevistados pelo jornalista Juarez Amaral, na Rádio Caturité, em Campina Grande-PB, sobre a participação do Movimento Negro no III Encontro Afro-brasileiro Campinense, como parte da programação paralela ao VIII Encontro para a Nova Consciência.

Na manhã do mesmo dia, aconteceu no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande, o III Encontro Afro-brasileiro Campinense, com a participação dos palestrantes: Moisés Alves da Silva (MNCG), Manoel Donato (UFPB), Benedito dos Santos (Movimento Negro de João Pessoa) e Henrique Cunha Júnior (UFC).

Em 23 de março, representantes do MNCG participaram de debates sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, evento ocorrido no auditório do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.

No dia 24 de março, Benedito Antonio Luciano (MNCG) apresentou a palestra sob o tema “Ética, jornalismo e discriminação racial” aos alunos da disciplina Legislação em Ética e Jornalismo, na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

Em 26 de março, sobre o tema “Discriminação racial”, Benedito Antonio Luciano (MNCG) e Jair Silva (MNCG) apresentaram aulas/palestras aos alunos da primeira e da terceira série da Escola Normal, em Campina Grande.

Em 7 de julho, sobre o tema “Discriminação racial”, Benedito Antonio Luciano (MNCG) e Jair Silva (MNCG) apresentaram aulas/palestras aos alunos da terceira idade, turno da noite, na Paróquia de Santa Rosa, em Campina Grande.

Em 17 de agosto, como parte da programação da X Semana de Letras, realizada no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, foi realizada a Mesa Redonda “A participação do Negro na Literatura”, coordenada pela professora Sudha Swarnakar (UEPB), tendo como debatedores: Benedito Antonio Luciano (MNCG), José Benjamim Montenegro (UFPB) e Jair Silva (MNCG).

Em 20 de novembro, Benedito Antonio Luciano (MNCG) e Moisés Alves da Silva (MNCG) apresentaram palestras sobre o tema “Consciência Negra” no âmbito da programação do Encontro de Capoeira organizado por Mestre Sabiá (MNCG), no Clube do Trabalhador, em Campina Grande.

Em 2 de março de 2000, Benedito Antonio Luciano (MNCG) foi entrevistado pelo jornalista Wilson Moux, na Rádio Campina Grande FM, tendo como pauta a realização do IV Encontro Afro-brasileiro Campinense, no âmbito da programação paralela ao IX Encontro para a Nova Consciência.

Em 7 de março, ocorreu o IV Encontro Afro-brasileiro Campinense, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande, tendo como palestrantes: Moisés Alves da Silva (MNCG), Erivaldo Moreira Barbosa (MNCG), Benedito Antonio Luciano (MNCG), Maria do Socorro Pimentel (UEPB) e Henrique Cunha Júnior (UFC).

Entre os dias 14 e 18 de abril, representantes do MNCG participaram do evento Brasil “500 anos de busca de novas perspectivas”, realizado na Escola Normal, em Campina Grande.

Em 19 de novembro, Benedito Antonio Luciano (MNCG) foi entrevistado pelo jornalista Adelmo Castro, na Rádio Borborema de Campina Grande, tendo como tema o 20 de novembro: Dia da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro, Benedito Antonio Luciano (MNCG) foi entrevistado pelo jornalista Wilson Moux, na Rádio Campina Grande FM, tendo como tema o Dia da Consciência Negra.

Em 2001, no dia 9 de janeiro, Benedito Antonio Luciano e Moisés Alves da Silva, militantes do MNCG, proferiram palestras no Colégio Estadual Clementino Procópio, em Campina Grande, sobre o tema “Racismo”.

Em 16 de fevereiro, a convite do Grupo Capoeira Brasil, Benedito Antonio Luciano apresentou palestra sobre o tema “Consciência Negra” na Sociedade de Amigos do Bairro da Liberdade, em Campina Grande.

Em 7 de fevereiro, realizou-se o V Encontro Afro-brasileiro Campinense, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, integrando a programação paralela ao X Encontro para a Nova Consciência, tendo como palestrantes: Othon Sérgio de Souza (Capoeira Brasil) e Tânia Maria da S. Correia (MNPB).

Em 21 de março, Benedito Antonio Luciano (MNCG) foi entrevistado pelos jornalistas Atalmir Guimarães e Genilson Costa, na Rádio Campina Grande FM, tendo como tema o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

Entre os dias 6 e 9 de setembro, militantes do MNCG participaram do IV Encontro do Movimento Negro (Negros: auto-estima & participação) realizado no Centro de Treinamento de Professores, em Souza-PB.

Em 26 de setembro, Melânia Nóbrega Pereira de Farias, aluna do Curso de Sociologia e Antropologia do Centro de Humanidades da UFPB, apresentou a monografia intitulada: “Sou, por isso somos e por sermos, sou – uma incursão sobre o perfil do militante negro em Campina Grande-PB”. Um trabalho acadêmico seminal sobre o perfil da militância no âmbito do MNCG.

Em 20 de novembro, ocorreu a Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Campina Grande em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Entre os dias 23 e 25 de novembro, realizou-se a Semana da Consciência Negra do Pedregal. Promoção conjunta do MNCG e Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima. Local: Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, Campina Grande.

No dia 29 de novembro, no Centro Cultural de Campina Grande, o Grupo de Capoeira Brasil promoveu uma mesa redonda sobre o tema “Racismo e Exclusão com a Cultura Negra”, da qual participaram: Negão do Café (Vereador), Mestre Sabiá (Capoeira Palmares), Othon Sérgio de Souza e Virgínia (Capoeira Brasil), Benedito Antonio Luciano (MNCG), Jair Silva (MNCG) e Moisés Alves (MNCG).

Em 12 de fevereiro de 2002, realizou-se o VI Encontro Afro-brasileiro Campinense, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, no âmbito da programação paralela ao XI Encontro para a Nova Consciência, tendo como palestrantes: Moisés Alves, Erivaldo Moreira Barbosa e Benedito Luciano.

Nessa ocasião, depois de apresentar minha palestra, anunciei meu afastamento do MNCG por motivos profissionais e particulares.

Estas foram minhas contribuições para o registro histórico do MNCG. Encerrando, reconheço que nelas há lacunas não intencionais as quais poderão ser preenchidas e atualizadas por outros protagonistas e pesquisadores, a exemplo do trabalho que vem sendo realizado pelo doutorando Ariosvalber de Souza Oliveira.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas