Blogs e Colunas

Edjamir Sousa Silva

Edjamir Sousa Silva

Padre e psicólogo.

Mostra-me a tua fé

Por Edjamir Sousa Silva
Publicado em 15 de setembro de 2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

A passagem do evangelho deste domingo (Mc 8, 27-35) corresponde ao coração do evangelho de Marcos. Já próximo do fim de seu ministério, Jesus se encontra em Cesareia de Filipe. Cesareia estava ao norte, e havia ali o santuário de Panias, lugar dedicado ao deus pagão Pan (uma figura mitológica/deus hibrido: metade homem/metade bode).

O local também era conhecido como porta para o hades, para o encontro com as divindades e o transcendente. Era o local onde os pagãos jogavam, no rio, seus sacrifícios ainda vivo. O sinal de que os “deuses” aceitaram a oferta sacrifical era ver as águas límpidas e sem sangue. Caso contrário, o sangue da vítima correria pelo rio. Pessoas de muitos lugares do Oriente Médio iam para lá oferecer sacrifícios.

Naquele momento eram substituídas as falsas divindades e os falsos cultos pelo verdadeiro Deus. Um templo verdadeiro (cf. Jo 2, 21.), um Deus de verdade (cf. Mt 18, 20. Jo 1, 1. 13, 13. 1Cor 6, 11. 12, 3. Rm 10, 9. Atos 8, 16; 19, 5), trazendo uma Nova Aliança (cf. Lc 22, 20). Dos rios que passavam por ali emanava a morte, mas do coração de Jesus, um rio de água viva (cf Jo 19, 34).

Ele é o servo da primeira leitura (Is 50, 5-9a) que fez de sua vida um serviço à vida. Não sacrificou ninguém como oferenda, mas se sujeitou ao sacrifício que lhes impuseram e fez dele o “sinal eficaz” e o ponto alto de sua vida para a salvação do mundo. Ele não um milagreiro das igrejas “pesque e pague”, mas o Filho de Deus que nos ensinou O CAMINHO DA VIDA.

Não é por acaso que Jesus levou Pedro (e outros discípulos) para este lugar. É nessa região pagã que Jesus pergunta aos seus discípulos quem ele é. E, mediante a fé de Pedro, Jesus define o seu posto na comunidade e entrega-lhe as chaves da Igreja.

Na segunda leitura (Tg 2, 14- 18), reaparece a temática da fé. Tiago questiona a comunidade de Jerusalém: “que adiante dizer que tem fé, quando não a põe em prática” (v. 14). Já tem algum tempo que estamos ouvindo, na liturgia dominical, o apóstolo levantar alguns aspectos práticos da fé cristã. Ele escreve para judeus convertidos ao cristianismo.

Semana passada ele nos alertava (cf. Tiago 2,1-5) que as comunidades devem acolher a todos, sem fazer discriminação de pessoas por causa de posição social ou prestígios, pois Deus não faz isso. Hoje, ele nos alerta contra uma fé teórica ou cheia de emoções e sentimentos bonitos chamando isso de estéreo, morta e vazia (v. 17). É morta porque NÃO EXISTE. Para Tiago, fé e obras se relacionam intrinsicamente. A salvação só é capaz quando a fé está corroborada com as obras do Reino de Deus. Paulo diz que a fé opera pela caridade (cf Gl 5, 6.13).

Com um pouco de atenção e interesse, recordamos que Paulo disse (Rm 3, 28) “Julgamos que a pessoa é justificada pela fé, sem a prática da Lei”. Vejam, parece que Paulo diz uma coisa e Tiago diz outra. Como entender isso? Os dois estão falando de assuntos diferentes.

Na carta aos Romanos, Paulo combate os cristãos judeus (fariseus convertidos) que queriam que todos os cristãos cumprissem as obras da Lei de Moisés. Essa questão se estende também nos Atos dos Apostolos, na Carta aos Gálatas… Eles queriam que as comunidades cristãs guardassem o sábado (e não o domingo), queriam que não comessem a carne de porco, não tivessem contato com pessoas todo tipo (questão de pureza). Era uma fixação tamanha na Lei de Moisés que causaram problemas sérios nas comunidades.

Paulo indaga estes fariseus “convertidos ao cristianismo” refletindo com eles que quem nos salva é Jesus e não a Lei de Moisés. Caso contrário, pra que Jesus veio se já tinha a lei? Na teologia e espiritualidade paulina a pessoa se torna justa e santa diante de Deus na fé em Jesus, porém, crendo em Jesus, devemos procurar a vida sacramental e a prática da vida cristã, como nos diz Tiago.

Se Paulo reclama da fixação na lei de Moisés (para os recém-chegados na vida cristã), Tiago fala das questões práticas da vida cristã (para aqueles que já estão na comunidade). Mas, os dois, falam das obras do Espirito que devem sustentar a vida cristã: “Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, felicidade, mansidão, domínio próprio, bondade (…)” (Gl 5, 22-23) . NÃO ESTÁ NA BIBLIA A IDÉIA DE QUE NOS SALVAMOS “SÓ PELA FÉ”. Isso é um entendimento errado dos textos.

“Só pela fé” é uma reação contra o legalismo farisaico que estava se expandindo em algumas comunidades cristãs onde alguns queriam que voltassem às observações da Lei de Moisés. Em Gl 2,15-16, Paulo diz “somos judeus de nascimento e não pecadores vindo do paganismo, sabendo que não se é justificado por observar a lei de Moises, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo”.

Em relação à Lei de Moisés, estamos livres (cf Gl 5, 1), não temos mais compromisso com o sábado, mas com o domingo, podemos fazer transfusão de sangue para salvar a vida de alguém, podemos ter imagens representativas, pois já passou as rédeas da Lei de Moisés. Aos Colossenses (2, 16-17), diz o apóstolo: “Que ninguém vos condene por questões de comida, bebida, de festa ou lua nova ou sábado. Tudo isso é sombra do que havia de vir. A realidade é o Corpo de Cristo” (2, 16-18). TUDO FOI REVISTO, EM CRISTO.

Portanto, Tiago fala das obras autênticas que o cristão deve realizar como fruto da sua vida de fé. São obras realizadas não na lei de Moises, mas no Espírito de Jesus. Os cristãos estão dispensados de se ornarem com trechos das escrituras no corpo (e mesmo de levar a Bíblia debaixo do braço como um marketing religioso), pois a vida nova no Espírito deve ser escrita no coração de quem crer (no jeito de ser do cristão) e não em exterioridade, tão famosa em nossos dias. NÃO EXISTE MODA GOSPEL, EXISTE VIDA NO ESPÍRITO DE JESUS.

E o que é fé cristã? Em primeiro lugar, é acreditar que Deus existe. Segundo, ter fé é aceitar no Evangelho que é Jesus (cf. 1 Cor 15,1 -3/ Tt. /1Tm. /Jd / 1,2,3 João). Terceiro, confiar no Senhor e viver nas Suas obras. O cristianismo não é uma religião só de conversas e sentimentos, não vale nada isso.

Quem quer viver na vontade do Senhor, tome consciência de que a fé é um princípio de justificação que acompanha as obras no Espirito. A fé abre a porta para um modo de viver diferente.

São pessoas vazias de Deus aquelas que dizem “Senhor, Senhor (…)”, “Ide em paz”, ou ainda, “Deus te abençoe”, “vou rezar por você”, mas não ajudam o irmão naquilo que lhe é necessário para a arte do bem viver. Tiago apóstolo já nos ensina que a fé em Jesus ajuda a alimentar o corpo… a lutar pela dignidade humana…o respeito pela vida/criação, pois só assim, se alimenta e amadurece a alma.

Não adianta dizer que crer, mas viver maltratando ou agindo com indiferença: “ainda que eu tivesse uma fé ao ponto de remover montanhas, se não tivesse caridade, nada seria” (1Cor 13, 2). Então, mostra-me a tua fé!

Boa Semana!

♦ Siga nosso Instagram: @paraiba_online

 

 

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.