Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Importância do “Nordeste On”

Por Alexandre Moura
Publicado em 16 de maio de 2024 às 7:49

Continua depois da publicidade

Faltam poucas semanas para o início (acontece nos dias 6 e 7, do mês que vem) da “Edição 2024 do Nordeste On – NEON”. O NEON é um evento integrante do Programa “Startup Nordeste”, que é uma “estratégia regional de fomento e desenvolvimento de Startups no Nordeste brasileiro” e dessa forma, aumentar a competitividade dos “Ecossistemas Locais de Inovação”.

Essa estratégia, pelos indicadores disponíveis, vem funcionando a contento, ajudando a consolidar o apoio a “Inovação” no Nordeste. Isso foi constatado, por exemplo, na recente reportagem “O Mapa da Inovação”, da Revista “Época Negócios” (já mencionada anteriormente, neste espaço) onde, na parte referente a “Região Nordeste”, a jornalista Jennifer Ann Thomas, escreveu: “Além da efervescência de Campina Grande, há outros centros consolidados em inovação tecnológica no Nordeste. Recife é reconhecida pelo Porto Digital, celebrado parque fundado em 2002, entre outros, por Silvio Meira, um dos maiores especialistas em tecnologia e empreendedorismo do Brasil e hoje seu presidente do conselho de administração”.

Importância do “Nordeste On” (II)

Em outro trecho da matéria, Jennifer colocou: “Em Fortaleza, capital do Ceará, a comunidade de startups Rapadura Valley estimula a inovação no estado há mais de dez anos. O grupo reúne cerca de cem startups ativas, mais de 200 empreendedores e 15 investidores e aceleradoras. Desde 2020, o grupo foi nomeado Comunidade do Ano pelo Startup Awards em três edições da premiação, sendo o último reconhecimento em 2023”.

Certamente, o NEON é um componente importante e fundamental, para o desenvolvimento, a consolidação e a propagação, das Startups nordestinas e por conseguinte da “inovação” na região. Inclusive, a Edição 2024, contará com a presença, dentre outras personalidades, de Silvio Meira.

Os números da Edição anterior, demonstram a qualidade e importância, do NEON. Na Edição 2023, realizada em São Luís, Maranhão, foram mais de 400 Startups Expositoras e cerca de 3.000 pessoas participando nos dois dias do evento. Certamente, a Edição deste ano, será bem maior!

Desafio Liga Jovem

Estão abertas as inscrições para a “2ª Edição do Desafio Liga Jovem”, um projeto do SEBRAE em parceria com o “Instituto Ideias de Futuro” (institutoidf.org). O “Desafio Liga Jovem” (DLJ) já é considerada a “maior Competição Nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras, a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia na escola, transformando criatividade em empreendedorismo”.

A iniciativa é totalmente gratuita e aberta para jovens na faixa etária entre 15 e 24 anos, e contribui, fortemente, para a construção de uma cultura empreendedora no Brasil, sendo uma excelente oportunidade para jovens estudantes transformarem suas ideias em negócios de sucesso.

O objetivo por trás do DLJ, é “desafiar” equipes formadas por estudantes de todo o País, para resolverem “algum problema” das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia e inovação.

Desafio Liga Jovem (II)

Vale destacar que a “Tecnologia” vai muito além do “Mundo Digital”. Claro que pode ser um Site, Redes Sociais, Apps para Smartphones, Jogos eletrônicos, mas também, pode ser uma solução/ideia “Analógica”, como formas de produção, inovação na metodologia administrativa de uma escola, ou o que mais a imaginação do jovem deixar.

Os participantes podem concorrer em uma das quatro categorias da Competição: a “IMAGINA”, voltada para alunos do 8 e 9º ano do Ensino Fundamental; a “CRIA” direcionada para os alunos do 1º ao último ano do Ensino Médio; a “INSPIRA” na qual estudantes da Educação Profissional (Técnico) podem concorrer; e, a “AVANÇA”, voltada para os alunos do Ensino Superior (Nível Graduação ou Tecnólogo).

Cada Equipe (formada por no mínimo, 2 Estudantes e no máximo, 5) terá o acompanhamento de um Profissional da Área de Educação, como “Orientador”, para auxiliar a Equipe ao longo das Etapas (Estadual, Regional e Nacional) da Competição.

Cada Orientador pode ter quantas Equipes desejar, de qualquer Categoria, desde que seja da mesma cidade ou região próxima.

Lembrando que as inscrições vão até o próximo dia 7 de junho. Mais informações e inscrições, no site: inscricao.desafioligajovem.com.br.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.