Blogs e Colunas

Roberto Hugo

Roberto Hugo

Comentarista esportivo.

Humberto de Campos já dizia

Por Roberto Hugo
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 21:04

Continua depois da publicidade

Treze e Campinense largaram perdendo seus jogos no campeonato paraibano, surpreendendo muita gente. Foi o primeiro jogo do Pombal na primeira divisão, mas a história do Campinense (Hexa campeão estadual/Campeão do Nordeste) ficou pra trás. Valeu o presente. 2 x 1 pros sertanejos.

O Treze perdeu pro Serra Branca por 2 x 0 e  a história também foi pro espaço. Na galeria do Galo, conquistas importantes. Entre elas, atual campeão paraibano e melhor campanha de um clube do estado na Copa do Brasil. Mas o presente não respeita o passado em se tratando de futebol.

Campinense e Treze possuem torcidas gigantes. Esse clássico, já foi um dos maiores do país. Em tradição, rivalidade e até em qualidade técnica. Mas o tempo foi passando, esses clubes se endividando, não se profissionalizaram, e hoje só estão em pé graças a uma legislação complacente com esse segmento.

Os empresários, de tanto assistirem a inércia dos dirigentes de clubes do nosso país, resolveram aderir ao modelo SAF (Sociedade Anônima de Futebol) para investir nesse lucrativo mercado. E em pouco tempo o patamar começou a mudar.  Vários clubes das series A, B e C aderiram ao novo formato e renasceram. Outros tantos estão na fila.

Mas no futebol paraibano  existe um ingrediente especial. O novato Serra Branca é gerido e financiado por sócios da Pix Bet. Uma empresa de apostas on line que gasta entre patrocínio a clubes e mídias no Brasil, perto de meio milhão de reais. Só ao Flamengo a Pix Bet paga por dois anos de contrato 170 milhões de reais.  Trocando em miúdos, o Serra Branca só não será campeão paraibano este ano, e deixará de chegar a série A  do Brasileirão daqui há 4 /5 anos, se falhar na contratação  dos jogadores. Porque segundo o saudoso Humberto de Campos, ‘’onde o dinheiro for e não resolver é porque foi pouco’’. O que não é o caso da Pix Bet.

A preço de hoje, Botafogo, Treze e Campinense devem se contentar com a disputa do vice-campeonato paraibano.  Mas se quiserem mudar o curso dessa história, o caminho passa pela RJ (recuperação judicial),  até  desembarcarem numa  SAF.  Do contrário, vão ficar só na lembrança do torcedor, como ficaram High-Life, Ipiranga, Paulistano etc. etc. etc.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.