Blogs e Colunas

Madalena Barros

Madalena Barros

Jornalista, Pós-Graduada em Comunicação Educacional, Gerente de Negócios das marcas Natura e Avon.

Andropausa: quando a testosterona decide tirar férias

Por Madalena Barros
Publicado em 11 de abril de 2025 às 11:12

Continua depois da publicidade

Amo desafios! Eles me estimulam na busca de novos horizontes e empoderamento no desconhecido. Por isso que o impacto inicial sobre um desafio proposto pelo meu marido Álvaro Barros, remeteu a sentimentos antagônicos.

Por trazer um texto sobre menopausa semanas atrás, fui desafiada a escrever sobre a situação equivalente para o gênero masculino.

Homens, atenção! Se você está entre os 30 e 40 anos e começou a perceber que a energia não é mais a mesma, ou que o humor parece uma montanha-russa – com mais quedas do que subidas – talvez seja hora de considerar uma nova fase da vida: a Andropausa! Isso mesmo, a tal da “menopausa masculina”, que, apesar de parecer algo reservado para homens mais velhos, pode começar bem antes do que você imagina.

A andropausa é aquela fase em que a produção de testosterona começa a cair, tipo um desconto inesperado no supermercado, e, claro, os sintomas que vêm com esse “desconto” podem ser um pouco irritantes, para alguns, e também um pesadelo: cansaço excessivo, libido lá embaixo, dificuldade para dormir, e, se você tiver sorte, até uma pequena “expansão” nas mamas. Sim, você leu certo! Ginecomastia, aquele crescimento não planejado, pode ser um dos efeitos. Mas calma, não é necessário entrar em pânico e procurar um sutiã rs rs.. rir de si mesmo é terapêutico 😉

Para lidar com essa fase com um pouco mais de estilo, algumas dicas ajudam: invista em uma alimentação balanceada. Seja amigo das amêndoas, tomate e mariscos, exercícios físicos, ou pelo menos um passeio no parque para dar uma movimentada, e, claro, precisa dormir bem, porque se tem uma coisa que a andropausa faz é roubar as boas noites de sono, e ninguém merece ser um zumbi de segunda a sexta, não é mesmo?

Se você notar que está como a energia de um celular com 5% de bateria, sem foco e querendo discutir com todo mundo por causa de coisas pequenas, talvez seja hora de procurar ajuda. Urologistas ou endocrinologistas que podem ser seus novos melhores amigos, e quem sabe uma reposição de testosterona não faça você se sentir como se tivesse 20 anos de novo, afinal, quem não gostaria de recuperar um pouco da juventude?

Por fim, lembre-se: tenha paciência consigo mesmo e, se possível, compartilhe suas preocupações com a parceira. Ela provavelmente já percebeu que você anda mais cansado e, quem sabe, até com um humor mais difícil de lidar. E, quem sabe, ela não tem um truque na manga para te ajudar a atravessar essa fase com muito mais tranquilidade, mantendo alegria e prazer da companhia, afinal, a maturidade nos ensina que há prazeres que dividimos juntos que transcende ao toque íntimo, na expressão da palavra, para ser íntimo na alma onde tudo se eterniza.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande