Arimatéa Souza

Romero, o ´advogado´ de Tovar

Arimatéa Souza
Publicado em 4 de março de 2024 às 0:05

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

SOS geracional

Dados oficiais publicados pelo portal UOL deram tons estatísticos ao que os mais atentos – e especialistas – já observavam como traço preocupante dos tempos atuais: o aumento da escalada de suicídios.

O Brasil teve mais de 147 mil suicídios entre 2011 e 2022. E as notificações de automutilação (com hospitalizações) foram maiores entre pessoas mais jovens (faixa etária de 10 a 24 anos), enquanto as taxas de suicídio foram maiores entre idosos e adultos.

Entre nós

No caso ´paroquial´, foram mais de 1.200 registros de ´automutilação´ nas estatísticas do Hospital de Trauma de Campina Grande no ano passado.

Em meio à festa

Para ser mais recente, em meio ao festivo carnaval deste ano, no mesmo hospital, houve oito registros de automutilação.

Alarmante

Os registros anuais de suicídio, que num passado não muito distante já chocavam, agora (na média) ficaram diários.

Inadiável

Para onde, enquanto sociedade, estamos indo; que precipício maior ainda nos aguarda, é algo a ser encarado e debatido enquanto ainda existe a possibilidade de reversibilidade nessa escalada.

Queimou etapas

“O Brasil ficou caro antes de ficar rico. É um país caro, e é caro para exportar, tem dificuldade para exportar, a não ser produto primário. Tem que reduzir o custo Brasil, melhorar a produtividade e competitividade. Não tem bala de prata. É fazer a lição todo dia: reforma trabalhista, tributária, previdenciária, administrativa”.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

´Dinheiro na mesa´

O vereador campinense Márcio Melo (PSD) andou ´cantando´ o seu colega de bancada oposicionista Pimentel Filho (PSB) para uma aposta: suas ´fichas´ são na direção da irreversibilidade da candidatura de seu primo Romero Rodrigues a prefeito.

Julgamento

Esta semana, os ministros do Supremo Tribunal Federal deverão julgar, no ´plenário virtual´, se o poder público deve indenizar a vítima de bala perdida, mesmo sem a identificação da origem do disparo.

Outra pauta

Também na semana que começa, o Supremo julga uma ação contra a Lei do Planejamento Familiar.

As mais recentes regras, aprovadas no ano passado, liberam a esterilização por laqueadura e vasectomia sem a necessidade de aval do cônjuge.

Silêncio

O vereador Saulo Germano (Podemos-CG) não quis dar detalhes sobre sua recente peregrinação por Brasília.

2ª feira filosófica

“A verdadeira riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades”.

Epicuro, filósofo grego.

´Tomou as dores´

Foi o partido Progressistas quem ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal buscando anular a investigação sobre a suposta venda irregular de joias recebidas como presentes diplomáticos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sob suspeição

Na ação, o PP argumenta que o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo, não é imparcial e que o caso deveria tramitar 1ª instância do Judiciário.

Legenda

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso, ainda não informou se cogita deixar o Republicanos e ingressar num partido que vai integrar a coligação do prefeito Bruno Cunha Lima (UB) nas eleições deste ano.

Confirmação

O ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, confirmou à Polícia Federal, sexta-feira última, ter presenciado reuniões em que foram discutidas propostas de decretos golpistas.

Não endossou

Ouvido como testemunha na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder, Freire Gomes não teria aderido ao plano, noticiou o canal de notícias CNN Brasil.

Consulta prévia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, do Republicanos, disse que o deputado federal Romero Rodrigues, presidente do Podemos na Paraíba, fez uma consulta acerca da possibilidade de o deputado Tovar Correia Lima, do PSDB, se filiar ao REP com a intenção de ser o seu companheiro de chapa na disputa das eleições deste ano em Campina Grande.

“Tovar sinalizou com essa possibilidade. Não só Tovar como o próprio Romero também, para nessa condição Tovar pleitear a condição de vice. Eu o alertei dos riscos dessa possibilidade”, revelou Adriano a este colunista.

 

O PSDB/PB vai silenciar até quando acerca das idas e vindas de seus deputados?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.