Arimatéa Souza

Retorno incerto

Arimatéa Souza
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 0:06

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Impulsionamento

O Partage Shopping, em Campina Grande, começa a passar por uma expressiva remodelação na ocupação de espaços de comercialização.

Eis as ´próximas atrações´ ao longo dos meses seguintes: Coworking Nexx Oficce, ⁠Trattoria de Origem, ⁠We Lov Bistrô, ⁠Rede Compras, ⁠Milon, Natura, ⁠Brooksfield, Farm, ⁠Óticas Carol, ⁠World Tennis, ⁠Mais Brinquedos (já em funcionamento), ⁠Elephant entretenimentos.

A ´Di Santini´ vai mudar de lugar no shopping.

Quando 2025 chegar

O vereador pessoense (não reeleito) ´Zezinho do Botafogo´ (PSB) deverá ser nomeado para o governo estadual após a conclusão de seu mandato parlamentar no final de dezembro.

Nova trava

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal, suspendeu todas as emendas impositivas apresentadas por deputados e senadores até que o Congresso Nacional edite novas regras, informou neste final de semana o jornal Folha de São Paulo.

O céu é o limite

Banco ´número 1´ do Brasil, o Itaú teve lucro líquido entre julho e setembro últimos de R$ 10 bilhões 675 milhões.

Incremento…

O Ministério da Gestão definiu uma proposta de reajuste para os ocupantes de cargos comissionados e para gratificações no governo federal.

… Salarial

O aumento deverá ser – conforme o jornal O Globo – aplicado em duas parcelas: janeiro de 2025 e janeiro de 2026.

Os percentuais variam de 9% a 30% a cada ano, sendo que os índices mais expressivos serão concedidos na alta administração.

Apelo ao TJPB

É preciso uma mobilização dos operadores do direito – e das autoridades representativas de Campina Grande -, no sentido de que uma das câmaras do Tribunal de Justiça da Paraíba seja instalada na cidade.

Prédio abandonado

Alguém – ´abaixo do céu´ – poderia interceder para que um importante imóvel localizado no bairro do São José, em Campina Grande, em frente ao Hospital Universitário Alcides Carneiro, possa ter alguma serventia e não prossiga virando escombros?

´Bateu continência´

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) desistiu de sua proposta de solicitar uma fiscalização para verificar “a regularidade nos atos de gestão do ministro das Comunicações, Juscelino Filho”.

Outro lado

José Nilton Silva, diretor geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, remeteu correspondência à Coluna acerca de informação – repercutida neste espaço – publicada no jornal O Globo sobre uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU) sobre recursos destinados à entidade.

Segue a Nota, topicamente.

Habilitada

“A Diretoria Geral da Fundação esclarece que a organização possui plena capacidade técnica e operacional, fundamentada nos seus 40 anos de atividades, com vistas à consecução das suas finalidades estatutárias, que são constituídas, dentre outras, pela promoção e apoio, em todas as áreas do conhecimento, à inovação tecnológica, projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico, econômico, social, ambiental, histórico e cultural, a capacitação e transferência tecnologia, a prestação de serviços de gestão administrativa e financeira, técnico, científico, tecnológico, social e cultural.

Dentro da lei

“Nos Termos de Fomento nº 0001/2023, 0002/2023 e 0003/2023, a contratação da Fundação PaqTcPB e a execução dos projetos em questão ocorreu, legalmente, na forma da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de fomento.

Contratação & devolução

“A lei permite a contratação de organização da sociedade civil por dispensa de chamamento público. Do total dos recursos citados na matéria, foram aportados nas contas dos projetos na Fundação apenas 30%, que foram integralmente devolvidos à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), com a devida correção monetária, por razões de ordem técnica e recomendação jurídica”.

2ª feira filosófica

“Neste mundo atribulado, não há virtudes irrepreensíveis nem misérias irremediáveis”.

Pendente

Não está definida ainda como será o ´repatriamento´ do médico Jhony Bezerra, ex-prefeitável do PSB em Campina Grande, ao governo estadual.

Pressão

Várias lideranças da bancada governista, notadamente do partido Republicanos, defendem o retorno de Jhony ao comando da Secretaria de Saúde do Estado.

Referenciado

É importante recordar que muitos aliados de João Azevedo personificaram em Jhony, ao longo dos últimos meses, a figura “do maior secretário de Saúde da história da Paraíba”.

Sem definição

Em encontro recente entre ´criatura e criador´ (Jhony e João), antes desse último sair de férias, não houve uma definição, até porque Jhony só cogita retornar ao posto que ocupou até junho último.

 

Oposição deverá ´murchar´ na Câmara campinense…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.