Redesenho partidário em Campina
Publicidade
Pronto atendimento
O governo estadual anuncia amanhã em Campina Grande outro relevante equipamento de saúde pública, com inevitável repercussão política: uma grande policlínica na avenida Manoel Tavares, quase em frente à UPA do Alto Branco.
O imóvel foi alugado, como forma de apressar a colocação em funcionamento.
Futuro endereço
A sede própria da referida policlínica será erguida no bairro do Catolé, nas antigas dependências do Ipep.
Os desgarrados
O governo federal mapeou, com base numa pesquisa feita em março, encomendada ao instituto Vox Populi, o eleitorado que mais o preocupa.
Tamanho
Trata-se de 14% de eleitores que podem ser classificados como “desinteressados”: não querem saber de política, e não estão nem aí para programas de governo ou pautas ideológicas.
´Núcleo´
Segundo o jornal O Globo, nesse público há uma quantia expressiva de mães solteiras, jovens carentes e aposentados desiludidos.
Filiação
O advogado Saulo Muniz, que coordenou o Procon e o Sine na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, tentará um mandato de vereador pelo MDB.
Nova ocupação
As antigas instalações do Hiperbompreço na estrada de Cabedelo (BR 230) passarão a ser ocupadas pelo Sam’s Club – um clube de compras que tem cerca de 2 milhões e 900 mil sócios.
Da boca de…
“… Estamos mudando a cara da Educação da Paraíba e fazendo com que filhos de trabalhadores, gente do povo, possa sonhar e ingressar em uma universidade pública…” (Roberto Souza, secretário de Educação, que está na ´linha de tiro´ de parte da base governista na Assembleia Legislativa).
Calorão
O consumo residencial de energia elétrica no Brasil, em fevereiro último, aumento 11% em comparação ao mesmo mês de 2023.
2ª feira filosófica
“Nenhum homem honesto negará a necessidade e urgência de mudar o que aí está, nesta nossa sociedade desajustada e infeliz”.
Frase ainda atual de Dom Luís Fernandes, ex-bispo de Campina Grande, cujo 21º aniversário de morte transcorre neste começo de abril.
Premissa
As informações que seguem sobre a ´dança de partidos´, encerrada no último final de semana, são ainda extraoficiais e com base em apuração informal do colunista com várias fontes.
Carimbo
A confirmação ocorrerá com a atualização do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Duas frentes
O provável prefeitável, deputado Romero Rodrigues, aglutinou 24 postulantes à vereança no Podemos e a mesma quantidade via Republicanos.
Dose dupla
O ´supersecretário´ de Saúde do Estado, médico Jhony Bezerra, articulou 24 candidaturas à vereança no seu partido (PSB) e igual quantidade na legenda ´auxiliar´ – o Agir.
Conglomerados
A Federação partidária Rede/Psol também conseguiu listar 24 postulantes à vereança.
Idem a Federação que aglutina PT, PCdoB e PV.
´Siameses´
As legendas ligadas à família Ribeiro – PP e PSD – também teriam conseguido formar a chapa completa.
´Estreando´
O Partido Novo na cidade teria também conseguido 24 postulantes à vereança.
Reeleição
Os partidos atualmente vinculados ao prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) teriam conseguido listar os seguintes pré-candidatos à vereança: União – 24; Avante – 24; MDB – 18; Solidariedade – 15; PSDB – 15; PL – 20.
Balancete
Numa rápida (e ainda imprecisa) conta, Romero teria viabilizado 48 candidaturas proporcionais; Jhony Bezerra 124; e o prefeito Bruno 116.
Aparou as asas
O deputado Tovar Correia Lima sinalizou que optou permanecer filiado ao PSDB e não correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Por dedução
A postura de Tovar pode ser interpretada como a não consecução, junto às direções do Republicanos e do PSB, da garantia de que seria indicado candidato a vice-prefeito na sucessão campinense.
No plenário
Em termos da formação atual da Câmara Municipal de Campina Grande, o Podemos e União Brasil passam a ter as maiores bancadas.
Governista
União: Aldo Cabral (que deixou o PSDB), Alexandre Pereira, Ivonete Ludgério (que saiu do PL) e Fabiana Gomes (que se desligou do PSD).
Oposição
Podemos: Márcio Melo, Olímpio Oliveira, Dra. Carla (que não deverá disputar a reeleição) e Saulo Germano (que oficialmente ainda não rompeu com o prefeito Bruno).
REP
O Republicanos tem o ´hibrido´ presidente do Legislativo, Marinaldo Cardoso, Renan Maracajá (que não disputará a reeleição) e Valéria Aragão (eleita pelo PTB em 2020).
Socialistas
O PSB passa a ter uma bancada com três vereadores: Anderson Almeida (líder do bloco de oposição), Pimentel Filho e ´Dona Fátima´ (eleita pelo Podemos).
Recém filiados
O Avante tem na bancada Luciano Breno (líder do bloco governista) e Hilmar Falcão (eleito pelo DC).
Bancada do voto único
Partidos com apenas uma representação na Câmara campinense: Eva Gouveia (PSD), Janduy Ferreira (PSDB), Rostand Paraíba (PP), Jô Oliveira (PCdoB), Napoleão Maracajá (PT), Saulo Noronha (MDB) e Bruno Faustino (Agir).
No meio do caminho não tinha uma pedra, mas um aditivo…
Publicidade