Arimatéa Souza

Recado para um pássaro

Arimatéa Souza
Publicado em 5 de julho de 2024 às 0:08

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Próxima atração´

O prefeitável do PSB em Campina Grande, Jhony Bezerra, disse ontem que é questão de tempo o anúncio do apoio à sua postulação do partido Republicanos, legenda que é presidida na cidade pelo deputado federal Murilo Galdino e que tem com uma de suas lideranças locais o vereador-presidente Marinaldo Cardoso.

– Estamos finalizando uma discussão com o Republicanos, que em breve divulgará apoio à nossa candidatura – adiantou o socialista.

No aguardo

Jhony afirmou que está esperando o apoio de “outros partidos que compõem a oposição”, citando o PCdoB (do prefeitável Inácio Falcão), o PP e o PSD (das prefeitáveis Rosália Lucas e Eva Gouveia).

Zerado

Em ´guinada retórica´ em comparação a declarações anteriores, Jhony Bezerra afirmou que “NÃO HÁ discussão de aliança com o Podemos (do deputado Romero Rodrigues)”.

Descartada

“O PSB NÃO TRABALHA com essa hipótese de aliança com o Podemos. Temos trabalhado no nosso projeto, sem aguardar o projeto de quem quer que seja”, acrescentou o prefeitável.

Sem volta

O socialista recebeu o apoio público do Partido Verde, presidido na Paraíba pelo ex-deputado Sargento Denis: “Só não o apoiaremos se ele não quiser. A única possibilidade é ele (Jhony) não querer (o apoio do PV)”.

Outra baixa

O PV provoca, na prática, mais uma defecção na pré-candidatura do deputado Inácio Falcão (PCdoB), uma vez que juntamente com o PT e o PCdoB formam a federação partidária ´Brasil da Esperança´.

O ´Capitão´

“O pobre não vai comer sequer pescoço de frango ou abóbora”.

Jair Bolsonaro cutucando o presidente Lula sobre a promessa de ´picanha´ feita durante o processo eleitoral de 2022.

Livre pra voar

A ex-secretária de Finanças da Paraíba, Amanda Rodrigues, esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), deixou o cargo que ocupava no governo federal para ficar habilitada a participar do processo eleitoral deste ano em João Pessoa.

Situando

Amanda é o nome mais ´badalado´ para ser a companheira de chapa (vice) de Luciano Cartaxo.

Longe…

O Diário do Poder Legislativo publicou um pedido de licença – “para tratamento interesse particular” – do deputado Tovar Correia Lima (PSDB) por 121 dias, sendo que três deles para “tratamento de saúde”.

… Do plenário

No atestado médico anexado ao pedido de licença é certificado um quadro de “dermatofibroma, uma lesão cutânea benigna, que se desenvolve geralmente nas camadas mais profundas da pele” – CID M 22 –, detalhada nos sites especializados na internet como “uma afecção cutânea comum que afeta principalmente indivíduos de pele de cor”, e que “caracteriza-se pelo surgimento de múltiplas lesões papulares na face, pescoço e região do colo”.

O detalhe

A sigla CID significa um código internacional de classificação de doenças.

Notificação

Ato contínuo ao pedido de licença, foi convocada a suplente da vez – a PM Rebeca Lopes de Souza Barros.

Desistência

Rebeca comunicou à mesa diretora da ALPB que estava “impossibilitada de assumir o mandato parlamentar”.

Ela invocou “questões de foro íntimo” e frisou que tomou a decisão “após uma reflexão cuidadosa”.

Subiu a Serra

Em função da desistência de Rebeca, houve a convocação do suplente seguinte: o ex-vereador campinense Cledson Rodrigues da Silva.

Sem mandato

Cledson vem a ser ´Dinho Papa-Léguas´, que teve o mandato de vereador cassado no ano passado por conta de alegada fraude na ´cota de gênero´ nas eleições de 2020 (foi eleito pelo então Democratas).

´100km por hora´

O atendimento médico de Tovar que gerou o atestado; o seu pedido de licença; a convocação de Rebeca; a sua “reflexão cuidadosa” e desistência de assumir; a convocação de ´Dinho´; e a posse do novo deputado ocorreram num único dia.

Pedir votos

“Estou me licenciando do mandato para que eu possa cuidar da saúde e, logo em seguida, me dedicar às campanhas eleitorais em Campina Grande e nos municípios da nossa base de atuação”, informou Tovar.

Participativo

“Esse mandato será curto. Porém muito importante e com participação de todos! Obrigado Campina Grande esse mandato é de vocês!- registrou Dinho em suas redes sociais.

Essa ´conta´…

Angulação eleitoral. ´Dinho´ foi até pouco tempo secretário (de Esportes) do governo Bruno.

Agora tem a chance de assumir um mandato estadual, em pleno período eleitoral, pelas mãos de um (atual) adversário do prefeito Bruno.

… Não fecha

Convenhamos que Tovar pode até ser um “bom samaritano”, mas certamente como agente político não chega a esse nível.

´Tabelião´

Quem pode passar a limpo essa história – se assim o desejar – é o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente estadual do PSDB, que esteve ao lado de Tovar no último sábado, quando da confraternização junina ocorrida na granja de Romero.

Em tempo

Recordo recente arremate desta Coluna: “O deputado Fábio Ramalho está bem informado…”

Vai às urnas

O Diário Oficial do Estado publicou o afastamento, dos quadros da Secretaria de Saúde do Estado, da jornalista Waléria Assunção.

Vereança

Waléria é uma das apostas do prefeitável Jhony Bezerra para fortalecer a chapa proporcional do PSB em Campina Grande nas próximas eleições.

Agora é Lula

“Eu chamei o Geraldo Alckmin pra ser meu vice, depois de ele ter derrotado o PT em São Paulo por anos, porque eu preciso governar não só para as pessoas do PT. Preciso governar para todo o Brasil. Tem gente de todos os partidos políticos, de todos os times de futebol e de todas as religiões. Eu não tenho que perguntar. Eu tenho que governar”.

Presidente, ontem, em discurso na cidade de Salto, interior de São Paulo.

Vai dar o que falar

A disputa na cidade de São Bento, no Sertão paraibano, promete ser uma das mais acirradas e milionárias da Paraíba.

Mas o componente político-eleitoral é igualmente explosivo.

Desapontado com o fato de João Azevedo ter optado pelo apoio ao seu adversário na política local, o deputado Galego de Souza (PP) anunciou o seu rompimento com o governo estadual.

Sem reciprocidade

“A decisão do governador nos dá condições de também analisar esse pleito que está acontecendo e nossa parceria na Assembleia. Da mesma forma que o governo não tem compromisso comigo, eu também não tenho mais compromisso com ele. Acabou o compromisso, estou liberado. Se o governo não tem compromisso comigo aqui (São Bento), eu tenho obrigação de ter compromisso com ele na Assembleia?”, indagou o deputado em entrevista.

Situando

Galego vai apoiar para a Prefeitura de São Bento Marcos Davi (PP).

O governador apoiará o candidato do prefeito atual, Jarques Lúcio da Silva (PSB), que é Jefferson Carnaúba (PSB).

O detalhe

O deputado Galego superou uma desavença de décadas com o ex-deputado Márcio Roberto (REP) para somar forças e tentar derrotar Jaques.

Tem que ´desenhar´

Ainda ontem, João Azevedo comentou a reação de seu (ex) aliado: “Ele disse que deixou de ter compromisso. É importante entender o que é que ele quis dizer com essa fala: se é um afastamento total do governo, se vai votar contra o governo. Enfim, nós vamos aguardar para ver a postura do deputado”.

Sem “muro”

Ao falar conceitualmente sobre situações similares, o governador enviou um recado (indireto) ao prefeitável campinense Inácio Falcão: “Infelizmente, quando você tem num município todas as pessoas na base do governo e há uma disputa interna, é natural que ocorra isso (escolha). Eu não tenho dois candidatos. Em qualquer município, eu faço escolha, eu não fico em cima do muro”.

 

Efraim Filho tem conversado muito – mas muito! – com Romero Rodrigues…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.