Arimatéa Souza

´Pronto, falei´

Arimatéa Souza
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 0:20

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Vermelho´ desbotando

Faltando poucos dias para as eleições municipais, candidatos de esquerda enfrentam desafios significativos devido à alta rejeição nas capitais.

Levantamento divulgado pelo jornal O Globo aponta que dez dos 25 candidatos com rejeição acima de 40% são de partidos como PSOL e PT.

´Cara nova´

O médico Pablo Leitão (que estava disputando o cargo de vice-prefeito) vai concorrer à Prefeitura de Cajazeiras, substituindo o deputado estadual Chico Mendes (PSB), tornado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Outro lado

A respeito do pronunciamento do vereador Olímpio Oliveira (Podemos), na tribuna da Câmara campinense, acerca de atraso de pagamento para entidades filantrópicas, o secretário Fábio Thoma, da Ação Social da PMCG, enviou à Coluna um esclarecimento, que segue topicamente.

Beneficiárias

“Vinte entidades estão contempladas em lei com a possibilidade de receberem subvenções sociais do Município em 2024, através do Fundo Municipal de Assistências Social.

Situação atual

“Desse total, apenas 15 estão recebendo regularmente e outras cinco entidades não apresentaram a documentação mínima necessária para recebimento, e nem demonstraram interesse até a presente data.

Pendências

“As 15 entidades que estão recebendo regularmente estão com as parcelas mensais pagas até o mês de julho/2024, estando o pagamento da parcela referente ao mês de agosto de 2024 dependendo da apresentação da prestação de contas da última parcela recebida, exigência legalmente estabelecida em lei.

Desembolsos

“Ao todo, as entidades receberam neste exercício de 2024 um total de R$ 476.000,00, incluindo R$ 63.000,00 do Instituto Brenda Pinheiro, referentes aos anos de 2022 e 2023, que não haviam sido pagas nos respectivos anos em virtude de problemas documentais da entidade”.

Dupla cidadania

Será às 19h30 de hoje a sessão solene (e conjunta) da Câmara Municipal de Campina Grande e da Assembleia Legislativa para a entrega dos títulos de cidadania da cidade e do estado ao bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

O detalhe

A solenidade ocorrerá no auditório do Seminário Diocesano (Alto Branco).

´Pra já´

Tropas federais para a garantia da tranquilidade e da legitimidade do processo eleitoral em João Pessoa.

O pedido público e conjunto acima foi feito ontem pelos candidatos Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), tendo sido protocolado no TRE/PB.

Ação policial

A fundamentação foi a operação Território Livre, realizada pela Policia Federal esta semana.

“Medo”

“Este não é um ato de campanha. Estamos aqui porque estamos preocupados com as famílias das comunidades que hoje não têm o direito de receber os candidatos em sua casa. As pessoas estão com medo de declarar voto. Medo de exercer seu direito à cidadania”, verbalizou Luciano.

Inaceitável

Cartaxo disse que “não vamos permitir que a prefeitura seja um espaço onde as facções tenham livre acesso, que o crime organizado tenha força para interferir nas eleições e na gestão”.

Convergência

“Aqui temos três candidatos em campos ideológicos distintos, mas que querem eleições limpas, respeito às famílias das comunidades e respeito ao processo democrático”, registrou Cartaxo.

“Dar o exemplo”

O petista disse que “se o atual prefeito quisesse estar aqui, para defender as eleições, seria bem recebido, não teria nenhum problema. Agora, teria que dar o exemplo enquanto gestor”.

“Não podemos deixar João Pessoa refém do crime organizado, reforçou Luciano.

Controle

Em seu pronunciamento, Marcelo Queiroga afirmou que “os traficantes controlam bairros inteiros impondo Lei própria. Agora passaram a ocupar a política. Indicam funcionários para cargos públicos na Prefeitura. Neste momento querem interferir diretamente no resultado das eleições, impedindo o livre direito do voto, principal ferramenta da democracia.”

Dever comum

“Nós somos adversários políticos, nós não somos inimigos, e temos o dever de levar as eleições como limpas e credibilizadas”, verbalizou o ex-ministro da Saúde.

“Maiores vítimas”

Ruy Carneiro assinalou que “as maiores vítimas dessa grave situação são as pessoas de bem, famílias que lutam para construir suas vidas, mas que sofrem diariamente com a violência política”.

“Manchadas”

“As eleições em João Pessoa já estão manchadas antes mesmo das pessoas irem às urnas. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance e solicitar à Justiça Eleitoral a presença de tropas federais para garantir eleições limpas na cidade”, enfatizou Ruy.

Incrédulo

“Eu não acreditei quando vi a imagem. O candidato do PT (Luciano) ao lado do candidato bolsonarista (Queiroga)”, reagiu o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo.

Pura…

O dirigente partidário contemplou na iniciativa suprapartidária uma espécie de “cortina de fumaça de uma aliança política que foi construída bem antes da eleição”.

… Encenação

“É o desespero para formação de um segundo turno. Aquela aliança é a que está montada para o 2º turno”, acrescentou Jackson.

Para macular

Em Nota divulgada com a imprensa, o prefeito Cícero Lucena (PP) disse que identifica na iniciativa de alguns de seus adversários uma tentativa de “manchar minha imagem”.

“Povo pacífico”

O gestor atual realçou que “João Pessoa é morada de um povo pacífico e ordeiro, uma terra de gente de bem, onde todas as eleições sempre foram tranquilas”.

“Festival”

Lucena disse que lamentou “profundamente” que “nossos adversários tenham se unido para um festival de preconceito, mentiras e ataques às instituições”.

A quem compete

Para Cícero, “é fundamental esclarecer que a competência sobre a vinda de tropas especiais cabe à Justiça Eleitoral, e não aos candidatos, e eu respeito a autonomia do TRE”.

Comunicação feita

Foi durante um almoço, ontem, com líderes partidários, que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), comunicou formalmente que irá apoiar o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão.

Romero Rodrigues (Podemos-PB) foi um dos participantes.

 

Republicanos quer Inácio no palanque de Jhony em Campina…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.