Meia volta
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Alerta no campo
São preocupantes os alertas feitos pelo presidente da Faepa (Federação da Agricultura do Estado da Paraíba), Mário Borba, acerca da defesa animal e vegetal no Estado.
Ele concedeu uma entrevista a este colunista sobre o assunto. Alguns trechos são destacados a seguir.
“Problema sério”
“Temos um problema muito sério no estado. É o problema da Agência de Sanidade Animal e Vegetal. O governo (estadual) disse que não criará este ano. O secretário de Planejamento (Gilmar Martins) já disse para o setor que a Agência não será criada este ano. Precisamos do concurso daqueles que vão conduzir a coordenação de defesa animal e vegetal. Eu digo que fazer defesa animal e vegetal é prevenção à saúde humana.
Descuido
“E isso o governo não está cuidando. Está relaxando com isso. Não tem concurso, não tem veterinário, não tem agrônomo, não tem certificação de produto.
Desestruturado
“A Paraíba vai ser área livre de febre aftosa, no entanto não tem estrutura para conduzir tudo isso. É uma coisa que preocupa o setor.
Risco
“A Paraíba não tem estrutura para fazer uma defesa animal e vegetal. Hoje, se houver um caso de epidemia – vamos dizer, de aftosa, de peste suína clássica – nós vamos cuidar com o quê? O Brasil pode se prejudicar por conta de um estado.
Sem diálogo
“E o mais grave ainda é que o governador não recebe o setor. Passamos o ano de 2024 todinho querendo conversar com o governador e ele não nos atendeu. E eu sou muito franco: se ele convidar hoje para uma audiência, eu não vou mais. Seis anos já se passaram, faltam só dois anos e a gente passa de todo jeito”.
Da boca de…
“… Se a bet fosse uma droga, eu diria que é o crack. Seu poder adictivo (viciante) é maior que o da cocaína…” (psicóloga Juliana Bizeto).
Lá e cá
Será dia 23 próximo a filiação da senadora Daniella Ribeiro ao Progressistas, em Brasília.
Em meados de maio haverá uma ´posse solene´ em terras paraibanas.
´Comboio´
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) informou que várias lideranças políticas do interior paraibano se preparam para acompanhar Daniella, desvinculando-se do PSD e migrando para o PP.
Aplausos
O professor Benedito Antonio Luciano (UFCG) alcançou esta semana a marca de 300 artigos/crônicas publicados no ParaibaOnline, um feito/dedicação digna de aplauso e de registro.
´Conterrâneo´
Por outro lado, por iniciativa das vereadoras Jô Oliveira e Fabiana Gomes, Benedito Antonio receberá em meados de maio próximo a cidadania campinense, igualmente um titulo honorifico ´pra lá´ de merecido.
Engessamento
Ao assumir esta semana a presidência da Comissão Mista de Orçamento (composta por deputados e senadores) do Congresso Nacional, o senador paraibano Efraim Filho (União) sublinhou que na realidade orçamentária atual as despesas obrigatórias representam 90% do orçamento do Brasil.
Apenas 10% são discricionários (passíveis de redirecionamento).
Discernimento
“É por isso que temos a responsabilidade de saber escolher bem e entender que as palavras da moda no Brasil, equilíbrio e responsabilidade fiscal, devem ser a premissa desta comissão”, realçou o senador.
Dois lados
“Equilíbrio não se faz apenas pelo lado da receita, aumentando imposto para arrecadar, arrecadar e arrecadar. Também se faz pelo lado de despesa. É qualificar o gasto público, reduzir custos e eliminar o desperdício”, acrescentou Efraim.
Da boca de…
“… Os programas sociais acabaram virando políticas de Estado, que existirão independentemente do governo de ocasião. É o processo de extinção da gratidão automática…” (sociólogo Felipe Nunes, diretor do Instituto Quaest de pesquisas).
Imperdível
Já está no ar – canal do ParaibaOnline no YouTube – o segundo episódio da Série ´Pelo Avesso´.
O convidado da vez é o ex-senador Cássio Cunha Lima.
´Spoiler´
Duas das perguntas feitas: como é mental e psicologicamente passar da condição de um popstar na política para a condição de cidadão comum?
Que tipo de sensação o poder gera quando se está distante dele?
Serviço
Assista ´Pelo Avesso´ clicando aqui.
100%
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, presidido pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, prometeu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) urnas eletrônicas e biometria em todas as cidades do Estado nas próximas eleições.
Da boca de…
“…Primeiramente, foi um grande susto, pois não se está preparado para deixar uma Diocese e abraçar uma nova missão. Mas, ao mesmo tempo, meu coração se alegrou, pois a Paraíba é minha terra, meu chão…” (Dom Francisco de Assis Gabriel, ao comentar como recebeu a notícia de que seria o novo bispo de Cajazeiras).
Consenso
Também o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, também votou pela manutenção da prisão preventiva do ´padre´ Egidio Carvalho, única ´face´ proeminente até agora visível no escândalo do hospital filantrópico Padre Zé, em João Pessoa.
Sábado é dia de poesia
“Vale tentar viver/ Tudo de mais/ Você me faz descobrir/ O dom de iluminar/ Tudo que for sentir/ Deve durar/ De tanto a luz, expandir/ Aprender, conhecer, revelar…” (belíssima música de Flávio Venturini).
Serviço
Escute a música aqui.
Academias
A senadora Daniella Ribeiro (sem partido) esteve reunida ontem com as reitorias da UEPB, IFPB, UFPB e UFCG discutindo questões sobre segurança e o apoio do programa “Antes que Aconteça” de combate à violência contra a mulher.
Mudança de voto
O deputado federal paraibano Mersinho Lucena (PP) mudou de ideia e decidiu assinar o pedido de urgência para o projeto que anistia os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Assinei o requerimento de urgência (para votação do projeto) para que possamos iniciar o debate sobre o mérito da proposta”, justificou Mersinho.
Cícero Lucena já sabe se João Azevedo concluirá ou não o mandato…
Publicidade