A primeira derrapada
Publicidade
Senadora adjetiva presidente da ALPB
Poucas horas após o deputado-presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino, avisar publicamente que o Republicanos quer duas vagas (senador e governador) na chapa majoritária (e presumivelmente governista) nas eleições do ano que vem, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) foi ao ´revide´ também de maneira pública.
Daniella disse à ´Correio FM´ que a declaração foi uma “empolgação” de Adriano.
Igualmente, ela não descartou uma conjuntura na qual seja o PP/PSD que fiquem com dois cargos na chapa majoritária.
Da boca de…
“… Os programas sociais do governo estadual estão totalmente podres…” (deputado Wallber Virgulino, PL, na sessão de ontem da Assembleia Legislativa).
Coesão
De forma (declaradamente) consensual, as bancadas de governo e de oposição definiram a formação das comissões permanentes e temáticas da Câmara Municipal de Campina Grande.
Linha de…
A principal comissão – de Constituição e Justiça – será presidida pela vereadora Pâmela Vital (MDB), tendo Saulo Noronha (MDB) como secretário e Márcio Guedes (PSB) como membro.
… Frente
Na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle a presidência ficou com Luciano Breno (Avante), tendo Rafafá (União) como relator e ´Aninha´ Cardoso (Republicanos) como membro.
Retrovisor
No ano passado, houve comissões na Câmara campinense que ´não fizeram sequer uma reunião para fazer um chá´.
Não deu nem…
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, entregou na manhã desta quarta-feira ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, um anteprojeto de lei que propõe a criação de novos cargos e órgãos na estrutura do Poder Judiciário.
… Para esquentar
A proposta foi encaminhada ao plenário e aprovada pelos deputados ainda na sessão de ontem.
Objeto
Conforme a assessoria do TJ-PB, o projeto “tem o propósito, entre outros, de dotar o TJPB de uma Diretoria de Governança e Planejamento Estratégico.
´Meu nome é tchau´
Mal começou o período legislativo e o deputado estadual Caio Roberto (PL) decidiu pedir licença por 121 dias da Assembleia Legislativa, abrindo espaço para o suplente Cicinho Lima.
Adiamento
O desembargador Ricardo Vital de Almeida pediu mais tempo para dar o seu voto acerca da instalação ou não da ´CPI do Padre Zé´ na Assembleia Legislativa, um assunto que foi judicializado pela bancada de oposição.
Dezenas
A edição do último dia 4 do Semanário Oficial de Campina Grande publicou a nomeação de várias pessoas para cargos de confiança e/ou gerenciais na estrutura da prefeitura campinense.
Boa notícia
Os Ministérios do Turismo e da Educação, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), assinaram um protocolo de intenção que oferece 15% de desconto para a hospedagem de professores.
Efetividade
Os valores exclusivos são válidos para meios de hospedagem em todo o país que sejam associados à entidade.
O detalhe
O benefício vai valer até março do próximo ano.
Pragmático
“Na Paraíba, o deputado Hugo Motta (Republicanos) vai ser nas eleições do ano que vem o que ele quiser. Não tem criança aqui”, afirmou ontem o deputado Hervázio Bezerra (PSB) na tribuna da Assembleia Legislativa.
De olho no ninho
Entrou no radar da direção nacional do Republicanos a abertura de conversações com a cúpula do PSDB para uma eventual fusão.
Epílogo
O PSDB é um partido com prazo de validade.
Passou o bastão
O deputado Gilberto Abramo (MG) é o novo líder do Republicanos na Câmara Federal, sucedendo ao novo presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (PB).
Nomeação
Crizane Xavier de Paula, esposa do vereador-presidente Saulo Germano (Podemos), foi reconduzida ao cargo de coordenadora do Orçamento Participativo de Campina Grande.
De grão em grão
Na balada que vai, a conclusão da nomeação do secretariado do prefeito Bruno Cunha Lima será celebrada ´à base de pamonha´.
´Lobby´
Os bancos estão pedindo ao governo federal que o novo sistema de crédito consignado para trabalhadores do setor privado não imponha um teto para a taxa de juros.
Expansão
O grupo campinense Rede Compras (empresário Vamberto Farias) vai inaugurar este ano mais uma filial em João Pessoa.
Localização
Dessa vez será nas dependências do Mag Shopping (beira-mar), no bairro de Manaíra.
A loja terá aproximadamente 1.500 metros quadrados.
Esticado
O paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal, afirmou que o período de oito anos de inelegibilidade, previsto pela Lei da Ficha Limpa, é “extenso” e que o Congresso Nacional deve discutir o projeto que faz alterações nas regras.
“Foi boa”
“Hoje, o Brasil está adaptado com essa lei. Há uma compreensão de que a lei foi boa em determinado momento. Até hoje, não há discussão sobre essa mudança”, declarou em entrevista ao canal de notícias CNN Brasil.
Pode pautar
Hugo acrescentou que “se houver interesse de algum partido, de algum parlamentar, em discutir isso, e aí entra o cenário de 2026, começou a se falar para tratar da inelegibilidade do presidente Bolsonaro, o Congresso vai discutir, o Congresso é soberano”.
´Por tabela´
Em entrevista ao canal de notícias Globonews, o deputado comentou que “vi matérias sobre isso recentemente, mas esse não foi um tema, um assunto que eu dialoguei com os líderes, para sentir o ambiente sobre a necessidade de uma mudança ou não na Lei da Ficha Limpa”.
“Tempo extenso”
Ao ser objetivamente indagado se oito anos é muito, Motta respondeu: “Num cenário político que você tem eleição de dois em dois anos, oito anos são quatro eleições. Então, é um tempo extenso, na minha avaliação”.
No horizonte a ´bifurcação´ entre Cícero Lucena e o Progressistas…
Publicidade